O Brasil

NOTA EXPLICATIVA

A obra de Manuel Bomfim é uma obra profundamente brasileira. Nela o mestre, fazendo um trabalho minucioso de revisão da nossa história desde a formação colonial até aos dias presentes, procura estabelecer as bases do estudo para o conhecimento da nossa constituição em nacionalidade. E da sua leitura se conclui que, para atingirmos ao grau da civilização em que nos encontramos foi a atividade da nossa gente a que mais contribuiu através quatrocentos anos de vicissitudes em permanente conflito com a natureza e com o europeu.

Em Brasil na América, Brasil na História e Brasil Nação, Bomfim, em copiosa documentação de idoneidade insuspeitável, põe em relevo as virtudes do indígena e do preto, as vantagens do cruzamento que com eles fez o lusitano, para a definição das nossas características.

Essa obra, porém, de historiador e de sociólogo, focalizando os vários aspectos da nossa vida da colônia à independência, não é para ser lida e compreendida facilmente senão por aqueles que se habituaram à pesquisa e à especulação dos fenômenos humanos. É obra de erudito. A sua essência, entretanto, precisa ser conhecida pelo maior número, pelo que nela se contém de sentimento de brasilidade, de valor educativo, de informação preciosa sobre o Brasil e o brasileiro desde as suas origens.