Narrativas de uma viagem ao Brasil

grande claustro quadrado, com uma fonte ao centro, e cujos lados são decorados com azulejos divididos em seções históricas, nos quais se mesclam, curiosamente, passagens da mitologia pagã e da história cristã(111) Nota do Leitor.

Existe ao lado uma fundação à parte, para os terceiros franciscanos, pessoas que tendo vivido em pleno século, podem escolher, mais tarde, o retiro religioso(112) Nota do Leitor. Esse edifício possui curiosa fachada de relevo, distinguindo-se pelo seu bem arranjado cemitério, com suas filas de pequenos nichos em arco, de três filas de fundo, cada qual destinado a conter um esquife, fechando-se quando recebe um caixão. Os nichos são numerados e caiados, sendo suas arcadas ornadas de cores vivas. Entre as filas há uma larga aleia, pavimentada de mármore preto e branco, e, na extremidade desta, uma figura vestida, representando a Religião. Tudo é conservado com absoluto asseio, sendo bem ventilado por janelas existentes junto ao telhado, abrindo-se para o jardim; um beiral saliente impede a entrada dos raios solares e lança uma luz solene sobre essa lúgubre mas aprazível morada da morte(113) Nota do Leitor.

A igreja dos carmelitas é mais moderna e ornamentada de maneira mais elegante que a dos franciscanos, e o convento anexo é imensamente rico. Os edifícios pertencentes aos beneditinos são inferiores aos das demais ordens, já mencionadas, embora seus rendimentos sejam iguais aos das outras.

Entre as igrejas paroquiais, as da Conceição, Pilar e S. Pedro são as mais notáveis da cidade; e as de Santo Antônio e Vitória, próximas da barra, erguem-se em sítios eminentes que







Narrativas de uma viagem ao Brasil - Página 162 - Thumb Visualização
Formato
Texto