execução dos trabalhos necessários, o que é feito pelos estaleiros reais. Eu aconselharia a todos os capitães que evitassem tal coisa, se possível, e obtivessem licença para conseguir a colaboração de construtores navais particulares, capazes de executar as obras com muita rapidez e pela metade do preço. Em nenhuma parte do mundo a calafetação é mais bem feita do que no Brasil. Em seus próprios navios, os brasileiros usam uma ótima casca fibrosa, que resiste ao apodrecimento, dizem eles, sendo superior à estopa.
Recomendo com o maior empenho aos capitães, comissários e particulares, que tratem, eles próprios, de seus negócios, confiando o menos possível em intérpretes e terceiros, para suas compras, etc., porque estes intermediários certamente fazem dos primeiros suas vítimas, em maior ou menor escala.
Concluirei meu trabalho, com uma tábua correta das latitudes e longitudes dos portos brasileiros, do Equador ao Rio da Prata, inclusive. Obtive-as de exatas cartas portuguesas manuscritas, após novas investigações; são tanto mais necessárias porquanto nossos mapas da costa e nossas tábuas de latitudes e longitudes são, de modo geral, muito deficientes.
Tive oportunidade de julgar a exatidão de várias dessas latitudes e longitudes, por meio de diversas observações lunares, etc., e verifiquei serem perfeitamente verdadeiras. A cidade de Belém é quase universalmente situada com erro, estando assinalado, em vários de nossos mapas e cartas, um rio imaginário, a leste do Amazonas, sob o nome de Pará. Na realidade, trata-se do mesmo Rio Amazonas, sendo Pará o seu nome nativo.
Finalmente devo observar, em benefício dos navegantes inexperientes, que os ventos, durante nove meses por ano, a partir do Cabo de Sto. Agostinho, sopram principalmente em direção ao nordeste, de manhã, e mudam para noroeste, durante a tarde e a noite. Isso vai pouco a pouco se modificando, ao longo do litoral, até que, no Rio de Janeiro e no Rio da Prata, eles se tornam uma brisa regular, que sopra da terra desde o anoitecer até o amanhecer, e em sentido contrário, durante todo o dia. Nos três meses tempestuosos, isto é, de