Narrativas de uma viagem ao Brasil

que uma grande canoa pudesse transportar. Transmiti a informação a Gaspar, o qual, mudando de opinião, solicitou-me, nos mais calorosos termos, que não a recebesse, acrescentando possuir motivos secretos e da mais imperiosa natureza para dar os seus conselhos.

Em razão disso, desisti inteiramente do negócio e não demonstrei qualquer empenho em obter madeira de espécie alguma, porquanto verifiquei, diante dos fatos, tratar-se rigorosamente de artigo de contrabando, que não poderia ser conseguido sem perigo.

Decidi, então, prosseguir viagem, já que o principal estava pronto, e havia tardado assim porque só existia um carpinteiro no lugar, operário idoso e displicente. Ao ser instalado o leme, revelaram-se outros defeitos na popa do brigue; mas como estava ansioso por partir, mandei pregar uma chapa de chumbo na parte avariada e fiz-me ao mar no dia 25 de junho. Na manhã seguinte, embora o tempo estivesse bom, verifiquei ter sido por demais apressado no meu julgamento quanto às avarias da almeida, pois o navio fazia tanta água e estava em condições tão precárias para a navegação, que fui obrigado a deitar ferros no Rio Caravelas(14) Nota do Leitor, que ficava nas proximidades, a fim de examinar a reparar completamente a popa.

Encontrei bons carpinteiros no lugar, que declararam estar apodrecida toda a almeida. Passados alguns dias, a 2 de julho, quando os reparos já se achavam quase concluídos, fui surpreendido com a visita de um oficial, acompanhado de alguns soldados, que subiu a bordo munido de uma ordem de apreensão do brigue, o qual deveria conduzir a Porto Seguro, sendo a tripulação enviada por terra para o mesmo lugar.

Qualquer oposição patenteou-se inútil: meus homens foram imediatamente desembarcados, e, a título de favor excepcional, permitiram que eu e minha mulher permanecêssemos no barco.

Os reparos ficaram prontos dentro em breve, e, a 13 de julho, cheguei pela segunda vez a Porto Seguro, onde encontrei uma Comissão, enviada pelo governador da Bahia, com o fim de prender-me, bem como todas as pessoas comigo relacionadas.



Narrativas de uma viagem ao Brasil - Página 27 - Thumb Visualização
Formato
Texto