por outras formas, até quase às três horas, partiram numa embarcação que os trouxera da Bahia. Regressando ao cabo de uma hora, surpreenderam-me com a triste sentença de prisão imediata, não condescendendo em responder minhas repetidas indagações sobre o motivo por que deveria ser-me atribuída aquela sorte.
Ordenaram que lhes entregasse minhas chaves e quaisquer documentos particulares em meu poder, e informaram-me de que a mínima tentativa para ocultá-los seria punida com a maior severidade. Na mesma ocasião, esquadrinharam com o mais escrupuloso cuidado uma cama e uma pequena mala de roupas, que me permitiriam levar comigo; revistaram-me e tiraram-me um caderno de bolso para apontamentos. Em consequência, fui obrigado a renunciar a diversos papéis valiosos que esperava sobremodo conservar.
Aquilo nos ocupou até quase à noitinha, quando determinaram que embarcássemos, conduzindo-nos ao longo da praia e, depois, morro acima, até a prisão comum(21) Nota do Leitor. Levaram-nos a um quarto no pavimento superior da cadeia, em cujo assoalho abriram um pequeno alçapão, arriaram uma escada e nos mandaram descer até uma certa profundidade(*) Nota do Autor, o que fizemos, penetrando numa masmorra abaixo do nível do solo, da qual se exalava um fétido miserável. Estava inteiramente às escuras. Deus sabe quais os nossos sentimentos!
O guarda da prisão favoreceu-nos com uma luz; vimos então a nossa terrível situação! Em três cantos do aposento, acumulavam-se montes de sujeira, lixo, cascas de laranjas e legumes, etc., tudo em estado de putrefação. O outro canto tornara-se de uma repugnância horrível por causa dos vários e míseros ocupantes que a masmorra encerrara. E toda ela parecia jamais ter sido limpa desde sua construção. Quatro dos meus marinheiros haviam sido aí confinados durante os oito dias anteriores, e acabavam de ser removidos para o cárcere ao lado, para que fôssemos admitidos. Um banco isolado e