apenas quatro onças de tripas cozidas, duras como o couro do animal a que pertenciam, e uma pequena porção de farinha(*) Nota do Autor (27) Nota do Leitor. Isto para manter seis homens num dia! O comandante baixou ordem direta para que a quantidade de alimentos fosse aumentada, e regularmente distribuídos carne-seca e peixe salgado. Mas a gente daqui constitui, de modo geral, tamanha corja de patifes, que receio consiga facilmente burlar tão humana recomendação.
Quando o meu brigue aportou pela primeira vez em Porto Seguro, fui visitado pela quase totalidade dos moradores do local, ignorantes que pareciam macacos a espiar tudo. E mal deram com minha caixa de remédios, indagaram de quem era e julgaram, certa ou erradamente, que eu deveria ser médico, e, sendo estrangeiro, sem dúvida médico famoso.
Antes de cair a noite, várias canoas encostaram no navio, transportando doentes, estropiados e cegos, todos sofredores e pobres (segundo diziam), alguns suplicando pelo amor de Deus, outros implorando em nome de Maria, Nossa Senhora. Como logo estabeleci o sistema da gratuidade, eles jamais me permitiriam acabar com aquilo, até que, visitando um pobre homem atacado de febre maligna, caí doente, e, por felicidade, perdi toda a clientela.
Agora são os clientes de novo, numerosos como nunca, não obstante estar eu proibido de falar com qualquer pessoa. Cada sentinela sofre de algum mal ou traz-me parente, vizinho ou amigo enfermo, além de outras criaturas que obtêm permissão do comandante para esse fim. Em resumo: multiplicaram-se tão rapidamente as consultas, reduzindo o conteúdo de minha pobre caixa, que o Senhor Tamás(**) Nota do Autor (nome que me dão) gostaria de nunca ter-se atribuído o ofício de curar ou,