Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo II: Minas e os mineiros

O combustível aparece em pedaços pequenos e em camadas entrecortadas, muito misturadas com barro e pedra de cal: não encontramos um único bloco. Era na sua maior parte linhita, conhecido em São Paulo por tipota; é de origem visivelmente recente, de aparência lenhosa e queima com cheiro de madeira. Outros pedaços retirados do mesmo local são lisos e negros, como obsidiana ou lacre, de fratura concoidal, altamente inflamável, produzindo fumaça grossa e abundância de gás. É realmente nosso carvão duro (cannel coal) e há de ser considerado de grande utilidade quando já ninguém mais pensar nas antigas lamparinas ou no querosene. Reconheci a formação geológica, pois na fazenda de um Dr. Rafael, perto de Velho Caçapava, no vale do rio Paraíba, na Província de São Paulo, já tinha examinado uma bacia semelhante, onde também a linhita se encontra por cima do carvão superior. Entretanto, em maior profundidade encontra-se aqui antracita, verdadeiro diamante negro, que não suja as mãos e queima sem produzir fumaça. O ponto principal a considerar antes de iniciar uma exploração nestes lugares, é verificar se a formação é bastante extensa para que a mineração se torne rendosa. A instalação necessária para a exploração, certamente não haveria de exceder a soma de 200 libras. Em Minas não encontrei em parte alguma o cascalho sulfuroso ou betuminoso, que cobre o vale do Paraíba do Sul e do Alto Tietê, que algum dia há de abastecer o país com petróleo. Deve ser procurado mais para leste e provavelmente será encontrado nos cursos inferiores dos rios Doce, Mucuri, Jequitinhonha ou Belmonte.

Subimos em seguida o acidentado lado ocidental da bacia que fica para leste e por toda a parte encontramos água, mesmo perto do cume. É este um traço característico tanto em Minas como em São Paulo. O forasteiro muitas vezes fica admirado de encontrar uma fonte cristalina perto do topo de um morro. A única espécie de caça encontrada aqui era o frango-do-campo, com penas que se assemelham às da codorniz, e de pernas curtas; confunde-se facilmente com uma galinha escapada de algum galinheiro. A siriema, ave das serpentes, corria no trilho à nossa frente, fazendo o papel de peru.

Na Fazenda do Moreira, Mr. Gordon despediu-se temporariamente de nós; tinha que voltar a Morro Velho passando por Água Quente, enquanto era nossa intenção pernoitar em Inficionado. Descemos uma extensa colina, passando, perto de um filete de água que corre junto à raiz, por uma pequena fundição de ferro, e depois de uma subida penosa alcançamos uma chapada, que era, como a de hoje de manhã, uma chapa de ferro, que produzia um som oco,

Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo II: Minas e os mineiros - Página 24 - Thumb Visualização
Formato
Texto