Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo II: Minas e os mineiros

mais econômico será experimentado. O buritizal sofre muito com a formiga grande chamada içá ou yçá

Às duas horas deixamos a praia de Jatobá, que parece ter agradado às moscas e outras pragas tanto quanto a nós. Percorremos uma linda reta de cinco milhas entre as serras paralelas depois das quais a estreiteza do canal da mão direita levou-nos à esquerda de uma coroa. Às 3h15min passamos por uma ilha arborizada ao norte. A margem ocidental é juncada de cascalho solto e cortado por uma límpida corrente. Aqui o leito do rio estreita-se até 250 pés. Algumas derrubadas ou clareiras exibiam árvores mortas e pequenas roças de cebolas revelavam a existência de população. Meia hora depois um banco de areia obstruía o canal da esquerda e levou-nos à direita. Pela primeira vez foi-nos dado avistar grandes grupos de rochedos calcários acima do nível da água, cobertos com bosques de arinda. A cachoeira do Riacho das Pedras despenha-se no centro e exibe o mesmo aspecto: blocos calcários despidos de qualquer coisa, salvo alguma verdura. Deixamos à direita, na Coroa do Galo, duas barras de rocha calcária quase à flor da água e às 4h45min ancoramos no porto: um trecho de reta coberto de rala vegetação.(33) Nota do Autor

Nesse dia passamos sobre uma imensa riqueza de que, como filósofos, não tomamos conhecimento. O rio Pardo, como o Paraúna, drena terras altas, ricas em diamantes e ouro e o leito do rio das Velhas é um sistema de lavadouros naturais. No devido tempo, dever-se-á pensar, talvez, que será aconselhável desviar e secar certas curvas nesse trecho do rio e há vários lugares em que tal operação é sugerida por si só.

Nas duas últimas noites o capimulgo e o curiango estiveram silenciosos. Tantas vezes haviam eles interrompido nosso sono com suas queixas e responsos, emitidos pelos bosques através e ao longo do rio. Os habitantes não são numerosos para destruí-los. Talvez a alimentação deles preferida seja abundante nuns lugares e não em outros e, assim, eles não habitem as margens continuamente. Ou ainda, talvez, o vento frio, segundo penso, bastante incômodo interrompa o concerto.

Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo II: Minas e os mineiros - Página 357 - Thumb Visualização
Formato
Texto