direções. A porção subaérea é muito frágil e a laminação varia da espessura de uma obreia à de um pé. Um pouco abaixo, à margem direita, há uma formação da mesma família. Guardamos alguns espécimes desse barro laminado, e como as "pedras-de-amolar" quebram-se com facilidade.
A margem plana da esquerda é coberta de lama clara e salpicada de lodo, mostrando que é regularmente inundada. Há pequenos regos que favorecem o crescimento de árvores. O resto da vegetação consiste principalmente de capim-d'água-amargo, que não pode alimentar o gado sem sal. Ao sudoeste a terra, como revelam as florestas, fica fora do alcance das enchentes. Aqui o solo deve ser próspero. A parte baixa tinha sido queimada recentemente, mas os arbustos aquecidos já estendiam suas tenras folhas verdes em vez de troncos esfarrapados que pendiam soltos dos rebentos novos.
A noite foi de um clima perfeito, fresco, ainda que embalsamado. Os rapazes pescaram com êxito. Tudo foi devorado vorazmente, até com isca de pássaros. Cinco douradinhos(22) Nota do Autor e oito mandis alinhavam-se na praia e quando a linha, quase da grossura de um dedo mínimo, foi atirada à água, foi cortada, diz o piloto por uma piranha. De novo o ruído de aves aquáticas revelou-nos a presença de um próximo lago não muito longe. As nuvens no alto sombreavam a lua que lançava através da água uma coluna de trêmulo fogo e coroava de vermelho as escamas que se erguiam da superfície tinta da ribanceira fronteira. A mutável fisionomia desse rio não é o menor de seus encantos. Sua expressão muda como a face humana. Ontem à noite estava ainda manso e pesado como uma torrente de breu; agora está profundo e veloz, cobrindo as águas detidas por obstáculos com salpicos e coalhadas de espuma.
Então ocorreu o eclipse, e a sombra escura de nosso globo avancando devagar sobre o disco da velha e quase cheia lua, apresentava-se refletida nos braços do satélite. Era a curva de um crescente voltado para o sul. Não se deu nenhuma das sinistras aparências, mais apavorantes que imponentes, que acompanham o eclipse do sol, tal como o aspecto sombrio e cor de cobre do ar, a inquietação dos animais e o silêncio das aves e, entre os homens, a sensação de que mesmo o sol está sujeito a alterações. Aqui somente a luz sumiu devagar, as variadas vozes dos sapos e aves noturnas vieram dos alagadiços e das florestas, como sempre, os morcegos esvoaçavam e os vaga-lumes salpicavam a treva com pontos luminosos e, no rio, peixes pulavam fora da água produzindo alegre ruído. Como era de esperar os seres humanos presentes nem se aperceberam do fenômeno olhando para cima. Um cometa não teria despertado neles atenção.(23) Nota do Autor