Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo II: Minas e os mineiros

Além estendia-se o campo, com um pequeno rebanho vacum.(25) Nota do Autor Dois touros olharam-nos curiosamente, mas o animal tão utilizado pelos novelistas não existe aqui.

Agora, cruzamos pisando em pedras a ponte habitual, o pequeno córrego da Porteira, que drena a terra em forma de crescente do mesmo nome. Se forem captadas outras correntes haverá água suficiente para a futura cidade. Passando o quartel, edifício mais importante que de costume, chegamos à praça onde a superioridade do ambiente se revelou em todo o seu esplendor. As enchentes só atingem as partes mais baixas. A parte mais elevada inclina-se gradualmente em direção às redondezas do morro de pedra e desvenda uma linda vista das duplas distâncias que defendem a planície ribeirinha. No momento a povoação consiste somente de uma praça e esta tem um total de quarenta e cinco construções, sem incluir a igreja. Mantém-se atualmente pela exportação de provisões e importa de Juazeiro sal e alimentos secos, e de Januária salitre, peles e couro. O correio chega duas vezes por mês, no dia 7 e 27.

O vigário, o reverendo padre Francisco da Mota, estava confessando em Desembrigo.(26) Nota do Tradutor Tive pena de não encontrá-lo, todo o mundo falava bem de seus conhecimentos do local. O excelente delegado insistiu em brindar-nos com café e pão de ló; meu companheiro comprou em sua loja um corte de algodão com a marca J. Bramley Moore cheio de goma, dextrina e leucina. Contrastava desvantajosamente com a produção caseira de Minas. Nosso amigo levou-nos à escola da vila, que poderia ser facilmente localizada pelo barulho. Os brasileiros têm descrito com espírito o sistema a viva voce, tomado dos árabes.(27) Nota do Autor Não deve ser porém condenado precipitadamente: ajuda a formar a pronúncia, fixa o assunto na memória e acostuma a abstração do pensamento. Meu sistema de aprendizado de línguas estrangeiras há muito que consiste na leitura em voz alta e na repetição mental de tudo que me é dito. O processo pode ser tedioso, mas permite dominar a língua em três meses.

O erro de todas as povoações no Brasil, começando pelo Rio de Janeiro, é a estreiteza das ruas. Depois de certo tempo dificilmente pode ser corrigido. Aconselhamos o delegado a riscar o largo espaço vazio com paralelogramos regulares, com ruas com ao menos 100 jardas de largura, preparando-se assim para os dias, em que, —perdoem-nos os manes de Sir John Shelley — os bondes se tornarem universais. Visitamos a igreja, a cargo de um sacristão, nascido em cerca de 1796. Fundada há cerca de 150 anos, graças à piedade de um velho filantropo, o reverendo padre Nicolau Pereira de Barros, dela se tem uma bela vista do pôr do sol. A pedra da fachada é cortada por três janelas, uma porta, e o que, por tolerância, poderíamos

Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo II: Minas e os mineiros - Página 388 - Thumb Visualização
Formato
Texto