Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo II: Minas e os mineiros

chamar de rosácea. O material da construção é a taipa, reforçada com louça quebrada sempre que atingida pela chuva. Os sinos encontram-se nos postes exteriores, como de costume e, das duas sacristias, uma está em ruínas. No interior há uma tribuna para o órgão e dois púlpitos simples de madeira, que parecem caixas de vinho. O altar-mor ostenta a padroeira apoiada por São Miguel e Nossa Senhora Mãe dos Homens. Foi dourada mas encontrei um ninho de passarinho num canto confortável. À esquerda há duas capelas laterais, uma de Santo Antônio, ainda inacabada, e outra de Sant'Ana, no estilo baiano, dourada outrora por um devoto dos velhos tempos, João da Rocha Guerreiro. Defronte de Sant'Ana está Nossa Senhora do Carmo em estilo moderno, com pilares e capitel, doação de Joaquim José Caetano Brandão. A quarta capela é inteiramente moderna: colunas apoiadas em consolos, liberalidade de um genovês Antônio da Costa. A pior coisa da matriz é o soalho. A nave fora pavimentada com tábuas soltas, e a capela-mor com sepulturas e pranchas de metal assinalando datas e iniciais. A sacristia tinha as imensas cômodas de rigor, uma fonte sem água, com a bica projetando-se de uma face humana, o banco e a grade da confissão.

O Sr. Leandro emprestou-me os últimos jornais de Ouro Preto e os relatórios anuais do presidente da província, como também o original da descrição do São Francisco pelo Sr. Halfeld. Ele havia viajado pouco. Desconhecia até o Rio de Janeiro. Havia contudo reunido grande variedade de informações. Sua sede de conhecimentos era ilimitada e frequentemente despendia metade da noite estudando. Era muito competente em matéria de educação e, na qualidade de político moderado, lamentava os excessos a que o zelo e o interesse assastam, citando a propósito a fábula do camponês, o filho e o burro, para demonstrar como é difícil satisfazer seu próprio partido. Escreveu para mim uma série de cartas de apresentação para amigos no rio Grande; no Brasil a caligrafia teria encantado lorde Palmerston. Mas a caligrafia do delegado era positivamente um clichê de cobre em matéria de perfeição. Tínhamos todos os motivos para sermos gratos ao Sr. Leandro. Aproveito a primeira oportunidade para apresentar os meus melhores agradecimentos.

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