Cartas do Solitário

TERCEIRA SÉRIE
AS LEIS DE NAVEGAÇÃO. O COMÉRCIO COSTEIRO. A FRANQUEZA DOS GRANDES RIOS. QUESTÃO DO AMAZONAS COMUNICAÇÕES DIRETAS ENTRE AS DUAS AMÉRICAS.

[link=5424]CARTA XII. Considerações gerais[link] - 181
[link=5434]CARTA XIII. Esboço das leis portuguesas e brasileiras sobre a navegação[link] - 191
[link=5453]CARTA XIV. Exceções ao privilégio nacional da navegação de cabotagem[link] - 210
[link=5465]CARTA XV. Liberdade de navegação. Vantagens da concorrência. Exemplos de várias nações[link] - 222
[link=5482]CARTAS XVI E XVII. Inconvenientes do privilégio. A miséria do povo. Paralisia da Marinha brasileira[link] - 239 e [link=5491]248[link]
[link=5506]CARTAS XVIII, XIX E XX. O Brasil não é potência marítima. Construção naval, fretes e equipagens[link] - 263,[link=5518]275[link] e [link=5540]297[link]
[link=5548]CARTA XXI. Influência do privilégio sobre a sorte das províncias. Resumo e conclusão[link] - 305
[link=5568]CARTA XXII. Considerações gerais sobre a livre navegação do Amazonas[link] - 325
[link=5576]CARTA XXIII. Opiniões da imprensa e da tribuna[link] - 333
[link=5589]CARTA XXIV. O Amazonas e as relações com os nossos vizinhos[link] - 346
[link=5597]CARTA XXV. A livre navegação dos grandes rios[link] - 354
[link=5608]CARTA XXVI. A política brasileira no Rio da Prata e no Amazonas[link] - 365
[link=5615]CARTA XXVII. Importância do vale do Amazonas[link] - 372
[link=5631]CARTA XXVIII. Razões políticas para a abertura do Amazonas. O sistema colonial. As colônias inglesas. As províncias do Brasil[link] - 388
[link=5642]CARTA XXIX. Navegação direta a vapor para os Estados Unidos[link] - 399
[link=5655]CARTA XXX. Considerações gerais - Resumo e projetos[link] - 412

APÊNDICES
[link=5674]I. Tarifas protetoras[link] - 431
[link=5685]II. Centralização: Processo administrativo[link] - 442
[link=5687]III. Organização central do Ministério da Marinha[link] - 444

Cartas do Solitário - Página 11 - Thumb Visualização
Formato
Texto