Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo III: O rio São Francisco

dois principais degraus, separados por cerca de 700 jardas, distância que permite ver que a ladeira da parede de pedra é suave. A queda superior, seis pés acima, parecia mais ameaçadora que a inferior de sete pés. Perto da margem direita formam-se catadupas, ou verdadeiras cachoeiras; estão também constituídas de "escadinhas",(15) Nota do Tradutor cascatas em miniatura na aparência e nos jorros, precipitando-se furiosamente por canais tortuosos abaixo, entre os dentes de uma serra de pedra e caindo sobre pequenos contrafortes. Assim, a altura total entre as partes lisas é de treze pés, enquanto abaixo, no porto de Pirapora, onde os braços, depois de cruzar e dividir-se entre os seixos, se unem, o leito se alarga para 3.500. Durante as secas, o caminho bom, se é que merece esse nome, é um estreito lençol de água junto à margem do oeste. Nenhum ajojo porém, pode passar. As canoas devem ser descarregadas e rebocadas. Sem um bom piloto há risco iminente. Na presente estação está impedido por quedas de pedras e durante a cheia por perigosos sorvedouros.

A Pirapora é um sério obstáculo. Não é que seja impossível ultrapassá-lo, mas custaria mais dinheiro e tomaria mais tempo para ser removido que todos os outros obstáculos do rio das Velhas. Nenhuma obra pode ser empreendida na estação chuvosa e as inundações estragariam o trabalho feito durante a seca. Os operários teriam que ser enviados para cá com grandes despesas e mesmo neste solo saudável seriam precisas provisões importadas. Acima dela, também, o rio de São Francisco torna-se um conjunto de cachoeiras, e quando estivéssemos livres de uma começaríamos a ouvir falar de outra. As canoas sobem com dificuldade até a embocadura do Abaeté.(16) Nota do Autor O Sr. Liais fez uma planta acurada até a embocadura do Paraopeba e achou que nenhuma despesa desimpediria mais que uma centena de léguas do seu curso.

Voltando ao Porto, visitamos as explorações de diamantes que datam já de certo tempo. Antigamente havia também lavagem de ouro, mas esta exploração cessou. A pedra preciosa, que vem, talvez, de longe, é encontrada no cascalho detido pelas pedras; muito provavelmente o "caixão" ou buraco ao pé de cada queda-d'água forneceria uma quantidade maior. Cerca de uma dúzia de homens retirava desmonte de uma "panela" entre duas massas de pedra profundamente canalizadas pela ação conjunta da areia, cascalho e água. Por uma pequena e desvaliosa pedra pediram um vintém (dois grãos), de 12$000 a 14$000, acima dos preços de Londres.

Esta seção do São Francisco deveria ser eminentemente diamamífera. A leste drena o Cerro, que já visitamos. Pelo oeste

Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo III: O rio São Francisco - Página 11 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra