do rio São Francisco". O local foi visitado por Saint-Hilaire (III, I, 184) e "arrancou dele um grito de admiração". Ele apreciou a cascata de Casca-d'Anta (667 pés de altitude) e observa "qu'on se tâche de se représenter la réunion de tout ce qui charme dans la nature; le plus beau ciel, des roches élevées, une cascade majestueusé, les eaux les plus limpides, la verdure la plus fraiche, enfin des bois vierges qui présentent tomes les formes de la végétation des tropiques.
As águas do rio nascente correm de oeste para leste por uma distância de cerca de cinquenta e cinco e meia léguas e é mera torrente de montanha. Antes de receber o Paraopeba a largura do sistema de águas reunidas é de 140 metros e o máximo de profundidade de 3,25m, com uma descarga de 130m3 por segundo. A direção torna-se então de sul para o norte, com a serra Grande, ou do Espinhaço a leste e a da Mata da Corda formando a parede ocidental. Do Paraopeba até as cachoeiras de Pirapora o traçado foi mapeado; inclina-se primeiro para oeste, depois para leste. A distância é de quarenta e quatro quintos de léguas geográficas (226,845m). De Pirapora à cachoeira de Sobradinho, a distância é de 239-240 léguas. A distância inteira está capaz de ser percorrida por vapores e, incluindo o rio das Velhas, um total de 508 léguas pode tornar-se transitável com pequena dificuldade. Abaixo de Sobradinho, há vinte e nove léguas livres, seguidas de quarenta e quatro que, posto que perigosas, são transitáveis por jangadas e canoas. De Várzea Redonda em diante, vinte e cinco a vinte e seis léguas não são navegáveis e é nessa seção que ocorre a cachoeira de Paulo Afonso. Finalmente, abaixo da linha das cachoeiras, há quarenta e duas léguas, nas quais os vapores hoje trafegam, ligando o baixo São Francisco ao oceano. É desnecessário aqui entrar em minúcias de direção(8) Nota do Autor e distância, já que navegaremos por todo o seu percurso.
O Annuaire du Bureau des Longitudes de France assina ao São Francisco o quarto lugar entre os rios da América do Sul. Segue-se ao Amazonas (5.400 km)(9) Nota do Autor que até ultimamente era considerado o maior rio do mundo;(10) Nota do Autor o Paraná-Prata (3.440km) e o Tocantins (2.300km). Mas o Sr. Liais demonstrou que o São Francisco foi erroneamente considerado como tendo 2.100km: das nascente à embocadura do rio das Velhas há 800km e 2.100 desse ponto até o mar. O total é, pois, de 2.900km.(11) Nota do Autor A colocação do nosso rio no mundo é, pois, a décima sétima ou décima oitava.(12) Nota do Autor Na Europa ele é ultrapassado somente pelo Volga; na Ásia pelo Ienissei, o Iang-TseKaung, o Hoang-ho, o Obi, o Lena, o Amour e o Mei-Kong; na África pelo Nilo, pelo Níger, pelo Zambeze(?) e pelo Congo; na