também o seu milagre: foi aberta pelo grande Bochica, deus da Nova Granada, terra bárbara que dificilmente poderia ter direito a ter um deus. Outros pretendem que Paulo e Afonso eram irmãos e foram os primeiros povoadores que deram nome ao local. Observarei, contudo, que na margem direita do rio, em frente à ilha da Tapera, uma das muitas que detêm o rio logo acima da queda superior, há uma aldeia de pescadores e roceiros cujo nome, Tapera de Paulo Afonso, mostra que ela ocupou o lugar de alguma fazenda arruinada, provavelmente aberta pelo colono que, mais feliz que o padre Hennepin,(6) Nota do Tradutor deixou sua marca sobre a grande cachoeira perto da qual se fixou.(7) Nota do Tradutor Os "taperistas" são ainda os donos da margem direita. A margem esquerda pertence a um Nicolau Cotinguiba,(8) Nota do Autor do engenho do Pinho. Perto do Campo do Caraíba, as duas fazendas se encontram. A cachoeira pertence à freguesia de Mata da Água Branca.
A localização da Paulo Afonso tem sido representada muito erradamente pelos geógrafos que escrevem geografia para o povo.(9) Nota do Autor O súbito desnível no leito do rio, que o divide em alto e baixo São Francisco, não é formado pelo prolongamento da serra de Borborema, nem pela chapada das Mangabeiras, nem pela Ibiapaba, "fim da terra", nem pelos Cariris, novos ou velhos, nem pela serra da Borracha, aliás Muribeca, tão indicados em nossos mapas.(10) Nota do Autor O engaste da gema é mais humilde; é uma acidentada planície, pardacenta, recoberta de pedra, arbustos e árvores enfezadas, da qual se destacam blocos, como a serra do Retiro, cerca de três léguas para noroeste e, para oeste, a maciça serra do Padre. Para o sudoeste, surge no horizonte subitamente, da planície, uma anônima, mas extremamente pitoresca fila de montes piramidais e picos, aqui e ali eriçados de rochedos nus e ligados por longas linhas azuis servindo de fundo.
Ainda que não tenhamos à vista a sublime e gloriosa beleza natural da Niagara, aperfeiçoada pela mão do homem, e posto que em Paulo Afonso não encontremos nada como os tons de safira e esmeralda que encantam a perspectiva da queda da Ferradura, o panorama é original e peculiar. Nos tempos "geológicos" as águas devem ter-se espalhado pelo vale. Ainda agora as enchentes cobrem grande parte dele.(11) Nota do Autor Atualmente, as águas, encontrando uma rocha de contextura mais fraca e mais sujeita à decadência, perfuraram o "talhadão"(12) Nota do Tradutor ou grande brecha e aprofundaram a garganta com o decorrer dos tempos. Além disso, temos aqui a maior diversidade possível de quedas-d'água. A cachoeira consiste de fato numa série de cachoeiras e caldeirões e a maior das quedas que a encerra, a Mãe da Cachoeira, cuja tremenda confusão de espumas havíamos