Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo III: O rio São Francisco

que as Três Irmãs, ou a do Banho e a Lunar do Niagara, dividem o caudal precipite em cinco canais distintos velando com a espuma branca, a massa de água barrenta e turva. Os quatro da direita confundem-se logo num grande caldeirão. O quinto corre ao longo da margem esquerda, formando como que uma calha colossal, muito acima do resto, e encontrando a projeção de um rochedo ao sul, volta-se para oeste, quase em ângulo reto. Aqui as águas divididas pulam sobre o ressalto e convergem para o caldeirão que as reúne para a grande queda. Quando o sol e a lua se encontram no ângulo favorável de 35º, produzem admiráveis círculos e semicírculos de arco-íris, em todos os seus matizes prismáticos, do branco ao vermelho. Essas cores atraem os olhares porque se acham em estreito arco de luz pairando sobre o formidável arco de água. Os guias, no entanto, exageram muito a beleza do panorama.

Alcança-se o terceiro ponto de parada por uma rude e áspera descida, que pode facilmente ser melhorada e que vai até à beira da água, onde alguns tições extintos revelam ter ali pernoitado recentemente viajantes. Olhando para nordeste vemos uma furiosa cachoeira, castanha descendo e coleando com uma inclinação de quarenta e nove pés em meia dúzia de degraus distintos. A caudal parece querer varrer-nos dali. No fundo, próximo ao lugar em que nos achamos, a corrente volta-se para oeste, detém-se por um momento sobre a orla do caldeirão, orlado de ondas, que se erguem como a neve da fenda cor-de-palha e, então, o trovejar soturno, profundo, abalando a terra com o ruído do terremoto ou o cavernoso bufo do vulcão, revela a posição da grande catarata. Fica na direção sul e a altura é calculada em 192 pés. As águas se precipitam em cheio sobre o precipício da profunda ravina à direita erguem-se, caem para trás, arremessam ao ar uma nuvem de vapor permanente, e semelhantes a esquadrões de cavalos brancos, disparam relinchando rugindo e lutando, para a "mãe da cachoeira". É este o ponto mais grandioso que descortinamos da rocha em forma de mesa que domina a fratura da cordilheira.

Paulo Afonso é sempre representada como vista de nosso terceiro ponto(31) Nota do Autor onde verificamos uma desagradável peculiaridade de sua conformação. Ali é permitido ao olhar humano observar a principal catarata. Um pouco abaixo, há uma vista parcial de cima para baixo, mas a nuvem de vapor permanente do centro, girando no alto, e sempre ascendente, acima da orla mais inferior do caldeirão, não deixa ver a profundidade e não nos satisfazemos enquanto não vemos uma queda de água do ponto de vista de sua parte mais baixa. Ali

Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo III: O rio São Francisco - Página 268 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra