Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo III: O rio São Francisco

As comunicações pelo vale do São Francisco ainda estão em embrião. O Dr. Melo Franco, deputado geral,(25) Nota do Tradutor chamou a atenção em 1851 para a importância do rio das Velhas. Como se viu, aquele rio drena a vertente norte do planalto de Minas, cujo ponto culminante é o Itacolomi. Sua parede ocidental é a serra Grande ou do Espinhaço. E, para oeste é dividido, por um longo espigão de muitos nomes, do vale do São Francisco. Mais tortuoso que o último, sua declividade, até a junção, é menor, alcançando uma média de inclinação de 0,3941m a 0,4890. Durante os meses de ascensão das águas todo o rio é navegável naturalmente e as cheias excepcionais seriam perigosas apenas por poucos dias. Em março de 1852 um respeitável comerciante português, Manuel Joaquim Gonçalves, que encontrei em Januária, desceu o rio das Velhas com três ajoujos, dos quais um se perdeu. Em 1862, quando o conselheiro José Bento da Cunha Figueiredo era presidente da província de Minas Gerais, o governo imperial mandou fazer um levantamento dirigido pelo Sr. Liais e dois assistentes, o tenente Eduardo José de Morais e o Sr. Ladislau de Sousa Melo Neto.(26) Nota do Tradutor Os admiráveis planos do rio das Velhas e do alto São Francisco são hoje bem conhecidos na Europa.

Essa comissão preferiu o rio das Velhas como linha de comunicação com o império e, segundo parece, com as melhores razões.(27) Nota do Autor A abertura do alto São Francisco seria um trabalho gigantesco para o qual a nação ainda não está preparada; a remoção da cachoeira de Pirapora somente custaria mais do que remover todos os mais importantes obstáculos do rio das Velhas. Nas trinta e quatro léguas acima deste ponto, o São Francisco tem tantas cachoeiras como o total das do seu rival entre Sabará e sua embocadura. As arestas que atravessam o último são mais friáveis e xistosas. As barreiras raramente passam de seis a sete jardas no alto, e muitos obstáculos são meras rochas destacadas e bancos de areia. No primeiro, o material consiste do mais duro gnaisse e arenito, e disposto horizontalmente espalhando-se por quarenta e cinquenta metros. Para a descrição de outros obstáculos, tais como as nove terríveis léguas, tão fatais à vida humana, perto de porto dos Passarinhos, o leitor deve reportar-se ao Sr. Liais. O comércio, além disso, preferiu o primeiro a partir da foz do Paraopeba. Desde a confluência, mal chega a uma dúzia os ajoujos que descem o São Francisco por ano, já que muitos barqueiros, temendo por suas vidas, recusam-se a engajar-se. As pequenas vilas estão esparsas e durante as chuvas, quando as carneiradas impelem os habitantes para o interior, as margens ficam quase desertas.(28) Nota do Autor

Por outro lado, como já se disse, um meridiano, com ligeiro desvio, liga a metrópole do império com o curso do rio das Velhas.

Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo III: O rio São Francisco - Página 31 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra