480:000$000 - Entre Paraúna e a foz do rio das Velhas. A melhor parte do curso. Calado de 1,50m.(31) Nota do Autor
Total - 2,605:000$000 (isto é £260,000) entre Sabará e a foz, 120 léguas.
São os seguintes os cálculos para a abertura do alto São Francisco:
1,400:000$000 - abertura da cachoeira de Pirapora
4,100:000$000 - de Pirapora a Cachoeira Grande, inclusive
3,200:000$000 - de Cachoeira Grande a porto das Melancias.
Total - 8,700:0008000 (isto é £870,000) entre Pirapora e o rio Paraopeba, 41 léguas.
Passemos agora ao rio São Francisco. O Sr. Halfeld fez antes um plano minucioso do que um mapa. Ele utilizou paralelos e a determinação de oito ou dez pontos antes de considerá-lo correto. O texto descreve cada légua do rio, mas como as distâncias não foram controladas por instrumentos, é evidente que muitas vezes uma légua poderá confundir-se com outra. E como foi gasto muito papel, é de lamentar-se que não se tenha feito lugar para planos mais extensos das cachoeiras e dos trechos obstruídos. Este é um dos méritos da publicação do Sr. Liais. O engenheiro alemão, com autêntica diligência teutônica, mediu a corrente em toda a distância, e assim também, deve ter verificado a largura. Quando a corrente é muito larga, não se fornecem números. Além disso ele se entregou a esse gigantesco empreendimento pelo curto espaço de dois anos, que seria insuficiente para um acurado estabelecimento da topografia de complexas trinta e uma léguas entre Boa Vista (269 léguas) e Sorobabé (300 léguas).
Para as minúcias de uma desobstrução que converteria esse enorme leito num límpido canal - uma espécie de canal como o Reno ou o Ródano, o Sr. Halfeld propõe um total de 1,089:000$000 (isto é) £ 108,900. Uma considerável porção de tal despesa é um simples desperdício; removendo pedras, construindo diques, executando faxinas (que lembra o proverbial forçado de deter enchentes) para a retirada de troncos flutuantes e madeira, barrancas escorregadias, construção de cais e outros melhoramentos, tudo isso pode ser adiado para os dias em que se iniciar a navegação a vapor. Devo observar que foi reservada uma soma de 12:900$000 ( £1.290) para o curso do rio entre o porto de Piranhas e a vila de Piassabuçu, trecho em que os vapores já estão navegando desde agosto de 1867, sem gastar um vintém. Podem-se levantar igualmente sérias objeções a qualquer tentativa de um canal de 50 palmos de largura no fundo e estendendo-se por setenta e duas léguas (206 milhas geográficas) entre Boa Vista e o porto de Piranhas, atual término da navegação a vapor. Isso