soma de 4:000$000 (£400); antes de 15 de julho, 33:000$000 (£3.300) e 19:000$000 (£1.900) quando um rebocador com não menos de 25 cavalos-vapor alcançasse o Rio de Janeiro, e o restante, num total de 75:500$000 (£7.550), após a viagem inaugural do primeiro paquete. A partir de 25 de junho de 1869 o engenheiro deveria usufruir por dez anos o emprego do vapor, após o que deverá ser entregue em boas condições ao governo provincial. O último compromete-se a solicitar a dispensa de direitos para todo o material importado, tal como vapor, barcos, ferramentas, e maquinaria necessária para o desempedimento do canal. Se o pedido for negado, o governo assumirá as despesas. As desobstruções do leito seriam levadas a cabo de acordo com os cálculos do Sr. Liais e declarava-se que £160,000 seriam destinadas à obra imediatamente.
Por outro lado o Sr. Dumont comprometia-se, sob penalidades, a colocar, dentro de dois anos após a assinatura, um rebocador em Sabará. O barco faria duas viagens de ida e vinda (viagens redondas) pela fração do canal que as permitisse, na média de dez léguas por dia. O preço da passagem seria de 1$000 por légua por pessoa e $100 por mercadoria por arroba.(33) Nota do Autor Os funcionários do governo pagariam somente a alimentação. O contratador deveria manter o vapor em boa forma e ser responsável por suas avarias ou perda (exceto por vontade de Deus ou acidente inevitável) até passar à propriedade do Governo Provincial. O rio entre Sabará e Jaguara seria reformado conforme os planos do Sr. Liais e tornado navegável, na medida em que o permitisse o tesouro provincial, até a confluência com o rio São Francisco.(34) Nota do Autor
O Sr. Dumont não perdeu tempo. Em março de 1868 trouxe de Bordéus ao Rio de Janeiro os componentes do "Conselheiro Saldanha" e do "Monsenhor Augusto".(35) Nota do Tradutor Os vapores dispõem de quarenta e vinte cavalos-vapor, e a velocidade seria de oito milhas por hora, num calado de dez polegadas. No princípio do próximo ano começarão a operar sobre o rio das Velhas. Já me referi aos barcos de cavalo, com planos inclinados que movem rodas de remos e é de esperar que tal melhoramento se seguirá em breve ao aparecimento dos vapores.
Já em 1865, Sua Excelência o conselheiro Manuel Pinto de Sousa Dantas, então presidente da província da Bahia, resolveu colocar um vapor sobre rio São Francisco. O pequeno "Dantas", com noventa pés por quatorze e com cerca de noventa e quatro toneladas,