foi construído pelo Sr. Hayden, nas oficinas de Ponta da Areia, em frente ao Rio de Janeiro. As chapas e a maquinaria foram divididas em pedaços e enviadas, devidamente numeradas, com um modelo e desenhos complementares, por terra, até Juazeiro. A estrada, porém, foi considerada inadequada para veículos de roda; de 346 bois, sessenta morreram em breve tempo. Houve perda equivalente de cavalos. E lamentável que as excelentes madeiras do rio São Francisco não tenham sido preferidas às placas de ferro e que ciúmes locais, de que terei que tratar adiante, tenham atrasado a execução do grande projeto.
Nos últimos anos houve uma revivescência de uma ideia sugerida de início, creio eu, em 1825 por certo coronel Joaquim de Almeida e que, desde 1832, tinha sido esquecida: é a de erigir o vale do rio São Francisco na vigésima primeira província do império.(36) Nota do Autor
O objetivo principal é remediar os males sociais, comerciais e políticos que derivam do isolamento das povoações. Essas estão muitas vezes a 150 léguas de distância das capitais provinciais. A única objeção que me ocorre é o insignificante aumento das despesas que, em breve, seriam reembolsadas.
Os estrangeiros, acostumados a encarar o Brasil com superfluidade, falaram-me nos males do aumento de um quadro administrativo já demasiado excessivo. Não parecem perceber que um governo altamente constitucional, que já foi com razão descrito como uma república disfarçada em império, exige ser fortalecido, tanto quanto legalmente o possa ser, e boas "nomeações" (como são chamadas na Índia) constituem a mais rápida e mais prática forma de fortalecê-lo. E se o Brasil não quer desmanchar o número 20, pode tomar emprestado à sua irmã do norte, um admirável sistema de "territórios", que lá são estados e aqui seriam províncias, in statu pupillari, educando-se para o governo autônomo.
No rio de São Francisco, onde o número vinte e um é sempre aventado, cada cidade, vila ou aldeia está preparada e decidida a ser a capital. As grande rivais são Januária, no sul, e no norte Juazeiro. Ambas, creio eu, prefeririam permanecer como estão, que aceitar uma posição subalterna. Os desiderata para uma cidade capital são muitos: ponto central, facilidade de comunicação com a costa e com o interior, clima salutar e, se possível, terras ricas e férteis. Como se verá, eu daria o prêmio a Bom Jardim ou a Xique-xique.
A nova província ou território poderia compreender a totalidade do vale do rio São Francisco. O sul tomaria a maior parte de Minas,