ilha do Boi conduz à barra do Jatobá, rio que vem do oeste. Veremos que esta é a regra em quase todos os grandes afluentes. Suas águas, chamadas "seizoentes", "sezonárias", "pestíferas", provocam, ao que dizem, sezões. Um pouco abaixo ficavam pedras soltas, pedras do Agato.(4) Nota do Autor Os pilotos não pensavam ultrapassá-las, pois o vento contrário, especialmente à tarde, é ali muito forte. Mas não ofereceram a menor dificuldade. Passando por Barreira(5) Nota do Autor, onde havia uma clareira e algunos ranchos, à margem direita, demos com grandes depósitos de canga amigdaloide. Além ficava a foz do Jequitaí,(6) Nota do Autor rio que deságua à direita, com uma largura de cerca de 500 metros, e curvando-se graciosamente sob árvores baixas. No lado oposto há um ponto notável: as pedras de Burra, do Jequitaí, em estratos horizontais dos quais alguns blocos têm sido arrastados pela força das águas.
Logo que o ar foi se tornando mais escuro, procuramos um lugar para acampar durante a noite. As horas úteis aqui são as que medeiam entre o nascimento e o pôr do sol. Os barqueiros não navegam aqui de noite, mesmo quando há lua cheia, já que não podem perceber as maretas causadas pelos troncos abaixo da superfície da água. Os homens preferiram a margem esquerda, que poderia fornecer madeira. A margem direita oferece melhor proteção contra o vento leste, contra as tempestades que vêm daquela direção. Na linguagem do rio, a última é chamada lado da Bahia e o lado oeste, lado de Pernambuco.(7) Nota do Tradutor São denominações antigas, que vêm do tempo em que a capitania de Pernambuco atingia a atual província de Minas Gerais.
Essa parte do rio São Francisco e, na verdade, todo o seu curso, é mais civilizada, domesticada, povoada e menos pitoresca que o baixo rio das Velhas. Dificilmente percorríamos uma légua sem avistarmos cabanas ou melhoramentos. Apressamo-nos e às cinco e meia da tarde acostamos em uma praia de areia. Após subir a escarpada margem de barro, chegamos a uma casinhola, cercada por uma pequena plantação de mandioca, bananas enfezadas e algodão, de primeira qualidade, que parece florescer em toda parte. A casinha tinha os fundos voltados para oeste, o quadrante chuvoso, e deve ter havido algum esforço para construí-la. Havia um forno de olaria construído na margem do rio, um círculo de metro e trinta centímetros de profundidade, uma base de argila com orifícios separava o material a ser queimado do fogo embaixo. Essa operação não parecia ser bem executada, tanto no que se refere a vasos quanto a telhas. O vale do rio, na margem ocidental, é limitado a uma distância de cerca de cinco milhas pela serra do ltacolomi. A neblina, porém, impedia-nos de apreciar a vista. No lado oposto fica o povoado