de Olho-d'Água, umas poucas cabanas esparsas entre laranjeiras e jabuticabeiras.(8) Nota do Tradutor
Hoje o rio apresenta cerca de 1.200 pés de largura. Em alguns lugares amplia-se até 1.600 jardas. As margens entre as quais corre o rio, contra as quais investem as enchentes, erguem-se perpendicularmente ao passo que na margem oposta apresenta a inclinação natural. A altura varia de 25 a 36 pés. O material consiste de uma base de areia branca ou avermelhada, sustentando a taúa(9) Nota do Tradutor dura e a superfície é de rico húmus, misturado com os sedimentos. O abastecimento está assegurado por muitos anos, mas a madeira não desperta interesse, após as aleias magníficas do rio das Velhas. A superfície é composta de ondulações, em cujas depressões há alagadiços. Começa a aparecer também a ipueira,(10) Nota do Tradutor que corresponde parcialmente ao igarapé,(11) Nota do Autor ou passagem de canoa no Amazonas e no baixo São Francisco. Quando o braço de rio é grande, conserva a água durante todo o ano. É mantido no nível da seca por um "sangradouro". Essas pequenas baías contêm uma quantidade de areia. São, pela maior parte dispostas perpendicularmente ao rio e ajudam a proteger as águas contra as ondulações do terreno não atingidas pela inundação. Em muitos lugares há morros maciços, cobertos, ou não, de mata. Em ambos os lados as divisas do vale ribeirinho estão bem assinaladas com elevações que desaparecerão léguas adiante.
19 de setembro. Partimos excepcionalmente cedo, mas nossos homens são pagos "pelo trabalho". A margem direita revelava uma massa de material de construção, arenito xistoso e argiloso em lousas horizontais. Em frente fica um lugar chamado Lajes, roça de bananeiras e laranjeiras. Logo diante de nós ergueu-se o morro da Extrema, espigão em forma de tartaruga, acima das inundações, perpendicular, recoberto de mata e com boas benfeitorias embaixo. O vilarejo do mesmo nome ficava no fundo de um saco, formado pela curva do rio visando a uma projeção da margem esquerda oposta. É construído na encosta de um terreno elevado. Algumas casinholas, cobertas de telha, rodeavam a igrejinha, dedicada a Nossa Senhora do Carmo.
Ao meio-dia paramos para descansar do lado de Pernambuco, abaixo de um lugarejo chamado serra da Povoação.(12) Nota do Autor A montanha do mesmo nome forma uma linha meridional de blocos isolados, paralela ao rio, afastando-se dele raramente mais de três milhas. Na serra ou serrote do Pé do Morro, inflete até a margem. O pequeno crescente é chamado serra do Salitre, porque há nele uma gruta com salitre. Dizem que se trata de um ramo nordestino da grande cadeia da Mata da Corda.(13) Nota do Autor Em face dela fica a Barra do Pacuí(14) Nota do Autor que forma