flutuando após algumas horas. As peles têm preço relativamente elevado. Não comprei nenhuma por menos de 2$000.
20 de setembro. Outra vez dia das Têmporas. Pela manhã, os barqueiros pareciam urubus após uma chuva pesada. Estavam de tal modo desorientados que tivemos dificuldade em evitar troncos submersos e uma perigosa pedra sob as águas que dizem ser sílex.(18) Nota do Autor Depois de duas horas de trabalho passamos, na margem esquerda, o Paracatu de Seis Dedos que o Sr. Gerber localizou à direita. Os barqueiros elogiaram-no como sendo de boa água (rio bonito), mas nenhum explicou por que ele veio a se chamar de "seis dedos". Perto da foz há um lugarejo e uma roça nas margens bem cobertas de mato. O ruído de uma roda de engenho anunciava rapadura e cachaça.
Uma hora depois desse ponto, paramos para o almoço na margem esquerda do grande rio Paracatu.(19) Nota do Autor Sua margem direita apresenta uma ponta ou baixio que empurra a correnteza para o lado oposto. O centro é dotado de perigosos chevaux de frise(20) Nota do Tradutor de madeira submersa. O curso, curvo como uma cimitarra turca, estava tinto pelo pau-jaú vermelho. Os barrancos das margens, apesar de altos, ficam inundados na época das chuvas e o solo, de areia misturada com húmus e argila, eleva-se até o alto, onde as árvores revelam sinal de água até oito pés de altura. Há pouca vegetação rasteira e a superfície estava coberta de folhas mortas. Trilhas e caminhos cortam a terra em todas as direções. O gado fugiu de nós e os carrapatos nos puseram logo em fuga.
Na véspera só víramos um barco a subir o rio, junto à margem direita. Mas naquele dia encontramos dois ajoujos ancorados na foz do Paracatu. O dono deles, robusto e saudável, cuja aparência depunha em favor do clima, estava a levar mantimentos a Capão Redondo, garimpo de diamantes rio acima.
Aquele vale chegou, outrora, a exportar centenas de arrobas de ouro. As lavras das margens estão esgotadas, mas o leito do rio é ainda muito rico, segundo nos informou o dito homem. Halfeld diz que antigamente, os ativos e enérgicos habitantes ribeirinhos forneciam carne e cereais ao baixo São Francisco, chegando até Juazeiro, distante 700 milhas. Nosso informante declarou que a atividade principal da região é a criação de gado, posto que a agricultura ainda se mantenha e que o bom solo de massapé pode produzir frutas em grande quantidade, especialmente mangas. Terminou por predizer que não alcançaríamos São Romão naquela noite. Está claro que resolvemos dar-lhe um desmentido praticamente, já que agora não