Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo III: O rio São Francisco

ligávamos muito às informações desanimadoras que recebíamos desde o Rio de Janeiro e ali terminariam.

Depois de receber esse "formidável tributário", o rio São Francisco se alarga e se torna mais raso. Às onze horas passamos, à mão esquerda, por um enorme penhasco, a Ribeira da Martinha,(21) Nota do Autor que impele a corrente quase para leste. Antes de alcançá-la, o terreno era baixo e coberto de mato denso, como o leito antigo de um rio, possivelmente o Paracatu.(22) Nota do Autor A barreira é a extremidade principal de uma saliência cortada pelo rio. O material é a argila compacta, de várias cores, branca e castanha, cor-de-rosa e amarela, recoberta de fina camada de húmus. Ergue-se quase a prumo, alcançando a altura de uns oitenta pés. Na base abate-se com as declividades do costume. Depois de um comprimento de umas 440 jardas, estreita-se e se torna canga, para terminar, afinal, em terra recoberta de mato. Abaixo dela a margem torna-se arenosa e apresenta os casebres e benfeitorias do costume, sinal de aproximação de alguma localidade de importância.

Depois dessa Barreira, o rio passa a ser uma massa de escolhos, e a correnteza varia de 0,87 a 1,28 milhas. O "remanso", ou corrente vagarosa, é temido pelos barqueiros. Habitualmente o vento geral é contrário e levanta dificuldades para a navegação. Durante horas nuvens baixas e escuras, dissolvidas pelo frio vento norte que, nessas alturas do rio, prometem continuação do tempo chuvoso,(23) Nota do Autor proporcionaram-nos uma chuva lenta e firme. Começou às dez horas e durou, com raros intervalos, até as quatro horas da tarde. Um ajoujo não é certamente o melhor lugar durante as chamadas chuvas "do caju". Por outro lado, a pesada carga de água vinda do alto fez cessar a ventania.

À 1h15min da tarde desembarcamos no estreito canal de cascalho duro entre a margem esquerda e a ilha de Jatobá. Os homens foram obrigados a "tomar pé", isto é, a entrar na água e carregar-nos. Nesse ponto a largura total do rio, incluindo a ilha, é de cerca de 1.600 braças e (é extraordinário dizer), Halfeld propõe que se bloqueie o canal ocidental com "estacas e faxinas". A ilha de Jatobá é de tipo comum: um losango alongado, com os ângulos laterais aparados; é contornada de areia em todas as direções, exceto onde os barrancos das margens são mais altos. Nesta estação ela aplica-se: rio acima há uma pequena formação argilosa, bem coberta de mato, ligada a uma formação semelhante e maior por um comprido e raso banco de areia, a nordeste. Nessa última há alguns moradores. Mais abaixo fica a Pedra Preta, blocos escuros com moitas de verde arindá,

Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo III: O rio São Francisco - Página 51 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra