tal como no baixo rio das Velhas, que impele a água quase em ângulo reto para oeste. A curva seguinte é na direção norte e, sem muita demora, depois de 36 milhas, chegamos a nosso ponto de pernoite.
São Romão, ou para dar o nome completo, Vila Risonha de Santo Antônio da Manga e de São Romão,(24) Nota do Tradutor tira seu nome de batismo do mártir São Romanus que se comemora a 9 de agosto e que eu creio ser geralmente desconhecido pelos fiéis na Inglaterra. Dois bandeirantes paulistas, os primos Matias Cardoso e Manuel Francisco de Toledo, havendo matado um ouvidor, fugiram com suas famílias e escravos para o sertão do São Francisco. Não se conhece exatamente a data de tal viagem. É de supor que tenha sido entre 1698 e 1707. Chegaram assim à ilhota que fica em frente à vila e, após derrotarem os índios, ali ficaram durante algum tempo. Prosseguiram depois a viagem, fixando-se, afinal, em Morrinhos e Salgado.(25) Nota do Tradutor Entre 1712 e 1713 o bispo de Pernambuco, ouvindo dizer que os índios da região eram dos mais ferozes, enviou, para catequizá-los, o padre Antônio Mendes. Antes de 1720 São Romão era um julgado, pertencente à comarca de Sabará. Tempos depois o distrito passou a pertencer ao município de Paracatu, cidade então recentemente criada e que ficava a 200 milhas de distância - somente. A 16 de agosto de 1804, D. José Joaquim da Cunha (de Azeredo Coutinho), bispo de Pernambuco, nomeou o primeiro pároco, o reverendo padre Feliciano José de Oliveira. Dedicou-se uma capela a Santa Ana e São Luís, num lugar acima da confluência do Japoré com o São Francisco. Esta foi transferida para São Romão, no dia de sua comemoração, e passou a ser consagrada a Santo Antônio; São Romão, freguesia em 1804, em 1831 passou a município.
Descreverei, com extensão, este lugar aurífero esquecido, não pelo que ele é atualmente mas pelo que virá a ser. Muitos viajantes o mencionaram.(26) Nota do Autor Quase todos que o visitaram tiveram a pior impressão possível. O último foi um naturalista mandado pelo professor Agassiz, que se viu em apuro pelo porte de armas. Não há motivo para que o lugar seja tão miserável e o povo tão atrasado. Bem perto há um lugar adequado para a ereção de uma cidade. A região circunvizinha é admiravelmente conveniente à agricultura e a posição da vila é favorável como centro comercial. Não está longe o dia, assim o espero, em que uma rota comercial passará por São Romão. Em breve tornar-se-á obsoleta a descrição dos são-romanenses que vou fazer.
Perto da vila o rio tem cerca de 1.300 jardas de largura e corre para o norte, pressionando a margem esquerda. É dividido pela ilha