de São Romão, com cerca de quatro milhas de comprimento por quatrocentos passos de largura, densamente coberta de mato, desabitada. É ainda propriedade particular. Havia no porto uma canoa encostada e meia dúzia de outras na água, - o único estaleiro fica no alto do barranco. Uma boa barca ostentava a bandeira imperial. A tripulação, incluindo o piloto, era de sete homens e a tonelagem de quatro mil a cinco mil rapaduras, ou seja de 20 mil a 25 mil libras.
Galgamos o íngreme barranco, de cerca de trinta pés de altura, debaixo de uma forte chuva. A parte baixa era de argila amarela, misturada com sedimentos, e areia pela parte de cima. Surgiu-nos ao alto um espetáculo notável: uma linha de seis enormes gameleiras,(27) Nota do Autor como as descritas no rio Tocantins. Em um ponto em que o rio se volta um pouco para leste, um tronco caído revela que havia uma sétima gameleira e dois desses gigantes estão também próximos da morte. As duas mais ao sul levantam suas copas majestosas de folhas ovais, duras e lustrosas e sombreiam o rio com uma admirável umbela de verdura. Os troncos, em vez de ser, como de costume, pilares baixos e grossos, são feixes de árvores compactas, com cerca de cinco ou seis pés de altura, projetando horizontalmente galhos, um dos quais, que não era o menor, media cem pés. Os pássaros haviam-se instalado em colônias entre os galhos. Algumas epífitas somente haviam surgido nas cascas. Em uma das duas, que estão em frente do desembarcadouro, o tempo havia escavado um abrigo, utilizado como moradia. A ideia deve ter nascido na África Central, onde as cabaceiras bulbosas ora servem de casa, ou de cisterna.
Logo após aquele platô, com sua colossal arborização, a terra desce para uma depressão inundada durante as chuvas e coberta de mato rasteiro. Deve ser um foco de miasmas durante o recesso das águas. Esse brejo é seguido por uma elevação que corresponde à aresta que se estende em paralelo ao rio, voltada para o nascente. Ali fica a rua do Alecrim que consiste de uma cabana desmantelada de um lado e, em frente, sete miseráveis casinhas, uma das quais pretendendo ser uma construção quadrada com um pavimento superior, o que lhe autoriza usar o título de sobradinha. Para além dessa via pública, de nome florido, e lado a lado com ela, fica a rua do Fogo, mais alta e seca. Contamos ali 54 casas, a maior parte cobertas de rudes telhas e paredes de pau a pique(28) Nota do Autor levemente pintadas de tabatinga. Havia algumas mais pretensiosas, com tentativas de ornamentação, volutas de reboco branco em fundo azul, portas com listas azuis e janelas com pequenas rótulas, em lugar de taipas, ou de um pedaço de pano. Entre elas havia três vendas, cuja