Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo III: O rio São Francisco

pés. Ao meio-dia passamos nas elevações da margem esquerda, comprimidas de canga dura. A água gotejava delas sobre o cascalho solto da mina de São João. Trata-se de uma autêntica formação diamantina. Um ancoradouro natural projeta-se do lado direito, de barro duro, fortemente tinto de ferro, e a violência das enchentes revelava-se pela raiz de uma árvore pesando pelo menos uma tonelada, e encravada nos galhos de uma figueira, cujos galhos gigantescos estavam distorcidos pela carga.

Toda esta região é da maior beleza e fertilidade. Quando o rio das Velhas tiver sido aberto à navegação, ela será o jardim da terra. Nas margens havia muitas clareiras e pequenas plantações de cana-de-açúcar cujos proprietários estão dispostos a abandonar. Canteiros de melões provam que a fruta tornou-se favorita e será, agora, o pão quotidiano.(9) Nota do Autor O Mangui hibiscus e a mamona atingem aqui trinta pés e, por toda parte, vimos o tabaco de folha larga crescendo quase selvagem. O povo prefere pagar mais caro pelos produtos de Baependi e Pomba. Nas plantações, as mulheres, como na região de Harrar, colocavam um chifre de vaca fincado numa vara para afastar o mau olhado "por olho de gente".(10) Nota do Tradutor Apareciam às vezes pescadores e rapazes; negros e negras lavavam a roupa à beira da água. Aqui não há motivo para temer o crocodilo ou o escravizador. Em frente às margens havia clareiras abertas para a plantação da cana-de-açúcar, o que se dará em outubro, se as chuvas forem antecipadas, ou em novembro. Um peixe pendia sem vida, enganchado na popa de uma pequena canoa, cujo esporão era em forma de cunha, como se usa na África, como uma asa. Os perus atiravam-se firmemente sobre um cágado morto, que a humanidade enfatuada dessas regiões não ousa comer.

Enquanto subíamos, cingíamo-nos quanto possível à margem esquerda. A descida foi, até que rompeu a tempestade, pelo "fio d'água",(11) Nota do Tradutor cruzando os escolhos e os rodamoinhos que a corrente produz. A distância, disseram-nos, ser de cinco léguas. Se for assim, cada légua deve equivaler seis e meia léguas geográficas.(12) Nota do Autor Depois de cerca de nove horas de duro labor, dobramos um espigão de madeira que sai da margem esquerda e avistamos a cachoeira de Pirapora. A queda está agora no seu pior momento; como tantas outras, é fácil de atravessar durante as chuvas. Quanto mais água sobre ela, melhor.

A Pirapora é diferente de tudo que havíamos visto antes. É um fenômeno superior, tanto na qualidade quanto na quantidade. É, de fato, em parte uma verdadeira queda-d'água, dividida em

Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo III: O rio São Francisco - Página 9 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra