Nos números de maio e junho de 1886 das "Petermann'schen Mitteilungen" foram publicados detalhadamente os nossos trabalhos meteorológicos e geográficos feitos pelo Dr. Clauss. O mesmo ainda erigiu, em Cuiabá, uma estaçãozinha meteorológica, com o fim de obter uma série de observações mais longas. O sr. August Karstens, um mestre alfaiate, domiciliado naquela cidade, conquistou para si o justo mérito de ter preenchido, de acordo com as suas possibilidades, a falha imensa de que se ressentia a ciência meteorológica no centro da América do Sul, remetendo-nos uma série importante de observações.
Devo ainda um agradecimento especial ao nosso tradutor de "Wappaeus", o sr. Capistrano de Abreu, do Rio, que foi incansável em me arranjar resumos de velhas obras da Biblioteca Nacional.
Creio que não teria fim a enumeração dos nomes daqueles que se mostraram amigos gentis e, assim, só me resta agradecer-lhes sinceramente. Quem julga os homens sumariamente, afirmando que são maus e egoístas, que viaje para o estrangeiro e ali se convença de que será tratado melhor do que realmente merece.
Duesseldorf, maio de 1886.
KARL VON DEN STEINEN