Dias Carneiro - o conservador

[link=49317]Capítulo II[link]

Infância e juventude - 27

Infância e primeiros estudos de Francisco no Colégio Perdigão. Juventude e estudos na Faculdade de Recife. Paixão pela literatura. Seu tio Dr. Augusto Dias Carneiro e a influência de Augusto Comte na formação intelectual do Brasil. A tese sobre "Termologia matemática". O concurso de Benjamin Constant e o espírito justiceiro dos Dias Carneiro. "Elementos de Mecânica, do Dr. Augusto Dias Carneiro. O falecimento desse insigne mestre que "tinha a alma modelada pelo ideal da virtude cívica, pondo sempre as suas convicções acima de todas as eventualidades e alternativas da vida". Francisco assume a direção da casa e a educação dos irmãos por morte de seu pai. De como se houve magnificamente nessas funções.

[link=49332]Capítulo III[link]

Casamento - 42

Mudança de Francisco para S. Luiz. Seu casamento naquela cidade, aos 28 de janeiro de 1872, com D. Ada Julieta Martins e Silva. Os pais de D. Ada e seu nascimento em Sergipe. Seu tio-avô, Domingos José Martins, o grande herói da revolução de 17. O Conselheiro Antonio Augusto da Silva, irmão de D. Ada. Atribulado o curto período conjugal. O falecimento de D. Ada aos 23 anos de idade. A personalidade de Francisco. Avós que querem os netos e pais que os querem educar. O falecimento de D. Maria Adelaide Martins e Silva, mãe de D. Ada e a carta de Francisco aos filhos.

[link=49340]Capítulo IV[link]

Literatura - 50

A literatura não tinha segredos para Dias Carneiro. Sua contribuição na "A Casca da Gameleira". Seus livros: Poesias Fugitivas, Poesias Diversas, Noite do Diabo conto em versos e seu poema lírico "Cenas

Dias Carneiro - o conservador - Página 15 - Thumb Visualização
Formato
Texto