aquilo que a inteligência de Oliveira Martins com mestria havia observado, anteriormente, como resultado dos primeiros tempos de domínio ibérico: o "drama" para as colônias espanholas e a "tragédia" para as terras portuguesas.
Estava toda a costa praticamente tomada ... As capitanias, porém, não vingaram. De Portugal, vinham poucos colonizadores, presas que estavam as melhores energias ao encantamento natural das riquezas esplêndidas da Índia. Escassa a contribuição de Ilhéus, julgada, aliás, oportuna desde cedo, e talvez mesmo a mais valiosa, por vir experimentada da cultura da cana e não do trigo ou do centeio.
João III intervém, instituindo o governo geral (1549), interessando-se diretamente pela terra americana, já que não eram poucos os perigos à mercê dos quais vivia a Colônia, visitada. que se tornava pela pirataria europeia cedo insuflada. Continuava a colonização da costa, apenas. Demais, honestamente, insistia sempre com cautela o rei, em respeito ao Tratado de Tordesilhas, dando instruções aos seus súditos para que não violassem aqueles limites, que sempre ficaram praticamente vagos, apesar da precisão com que, teoricamente, haviam sido retalhadas, com endosso do papa, as terras novas do globo entre as coroas de Portugal e Espanha.