industrial às necessidades do período do após-guerra, medidas para baratear a produção industrial, indústria e necessidades do consumo e problemas das fibras nacionais.
Reproduzimos discurso feito por Simonsen na instalação do Congresso e as conclusões da Segunda Comissão, também redigidos por ele.
6) Desperdício de Espaço é conferência na Jornada contra o Desperdício promovida pelo IDORT, em dezembro de 1938. Saiu no livro Ensaios Sociais, Políticos e Econômicos.
A fundação do Instituto de Organização Racional do Trabalho data de 1933. A instituição é uma das pioneiras da racionalização do trabalho, ideia cara a Simonsen. Desde sua fundação foram postas em prática uma série de realizações, entre elas a organização da produção em série em uma fábrica de louças, a distribuição racional dos medicamentos em drogaria, parte da reorganização da administração do governo do Estado de São Paulo, sob Armando de Salles Oliveira, etc. O Estado Novo retoma o problema da racionalidade do trabalho burocrático, com a fundação do DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público).
7) As Indústrias e as Pesquisas Tecnológicas é discurso pronunciado na 4° Reunião da Associação Brasileira de Normas Técnicas, realizada em São Paulo, em outubro de 1941.
A ABNT foi fundada em 1940. É organismo independente e foi organizada "por interesses técnicos e industriais, institutos tecnológicos e agências oficiais". Ela possui comissões que se dedicam às normas em engenharia civil, construção, eletricidade, etc. Porém, o primeiro organismo nacional a divulgar as especificações foi o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) (citação e dados in Hugo Schlesinger, Enciclopédia da Indústria Brasileira, 4° vol., pp. 1259-1264, Editora Brasiliense, 1959).
O IPT resulta da fundação da Escola Politécnica de São Paulo (1894). Ver a correlação in David Carneiro Jr., Progresso Técnico no Brasil e o Papel do IPT, Digesto Econômico, n.° 216, nov./dez. 1970, ano XXVI, pp. 38-51.
8) O Aprendizado Industrial é discurso pronunciado na posse do Conselho Regional do SENAI, em dezembro de 1942. Faz parte dos Ensaios Sociais, Políticos e Econômicos, pp. 295-303.
O SENAI é sigla do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, entidade financiada pela indústria e destinada a manter cursos técnicos para jovens operários. A sua finalidade é suprir a falta de pessoal habilitado (ver Hugo Schlesinger, ibidem, 5° volume, pp. 1670-1673).
9) A Agricultura e a Indústria é discurso pronunciado em 3 de junho de 1944, na Associação Comercial de Marilia. Faz parte da brochura Elos da Indústria, quatro discursos pronunciados em junho de 1944.
10) Indústria e Reivindicações Trabalhistas (São Paulo e o Ministério do Trabalho) é discurso proferido na Federação das Indústrias de São Paulo, quando da visita do Ministro do Trabalho, Waldemar Falcão, em dezembro de 1940. Saiu publicado em Ensaios Sociais, Políticos e Econômicos, pp. 105-110.