Evolução industrial do Brasil e outros ensaios

11) Indústria e capital estrangeiro é título dado por nós à parte do discurso pronunciado na Câmara Norte-americana de Comércio de São Paulo, em junho de 1944 e intitulado A Indústria e o Intercâmbio Econômico Brasil-Estados Unidos. É parte de Elo da Indústria, pp. 14-19.

12) Aspectos da História Econômica do Café é tese apresentada ao III Congresso de História Nacional, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em outubro de 1938. Saiu nos Anais do Congresso, vol. IV, 1941, e na Revista do Arquivo Municipal, n.° LXV, 1940.

13) A Política Brasileira de Defesa do Café é defesa da política paulista de café. Escrito na Inglaterra, pouco antes da famosa crise de 1929, tenta justificar a política de retenção de café. É trabalho minucioso e inteligente, e que estuda uma experiência inacabada, pois, o Instituto de Café de São Paulo foi fundado em 1925-1926 e é encampado pouco depois da revolução de 1930.

O artigo é datado de Londres, abril de 1929.

14) A Superprodução de Café e a Economia Nacional saiu em A Indústria em Face da Economia Nacional, pp. 73-79. É exposição perante o Conselho Consultivo do Departamento Nacional do Café, e saiu reproduzido no jornal O Estado de São Paulo, 29 de junho de 1936.

Este artigo é o antípoda do anterior: a euforia dos anos de 1920 tinha terminado e a solução era deixar de se absorver pela monocultura do café.

Café e Povoamento é título dado por nós a trecho tirado de Objetivos da Engenharia Nacional, conferência feita no Instituto de Engenharia de São Paulo, por ocasião do prêmio Engenheiro Ignácio Wallace da Gama Cochrane, em agosto de 1939. Faz parte do livro Ensaios Sociais, Políticos e Econômicos, pp. 76-102.

Ignácio Wallace é parente do autor e está ligado a uma série de iniciativas, como trabalhos de engenharia na Estrada de Ferro D. Pedro II, E. F. Niterói a Campos e E. F. Inglesa. Entre 1860-1870 mora na cidade de Santos, onde trabalha com firma de exportação de café. Nesta época, esforça-se para os ingleses constituírem a The City of Santos Improvements, que organiza os serviços de bondes, luz e água na cidade (1871-1872).

15) As consequências da Abolição é conferência feita nas Comemorações do cinquentenário da Abolição. A iniciativa é do Departamento de Cultura da Municipalidade de São Paulo, órgão fundado por Mário de Andrade, e patrocinador da famosa Revista do Arquivo Municipal.

16) Possibilidades Algodoeiras no Brasil é "tese apresentada ao Congresso Internacional dos Industriais de Algodão, realizado em Paris, a 4 de setembro de 1919, onde o autor foi delegado único do Brasil".

É estudo que trata de um dos aspectos econômicos importantes da nossa economia e que tem sido até agora mal abordado. O artigo saiu em À Margem da Profissão, pp. 91-99.

A Missão à Inglaterra, da qual Simonsen participou (1919), destinava-se a chamar a atenção do capitalismo europeu sobre as possibilidades agropastoris do Brasil. Uma das consequências é a vinda da Missão Inglesa de Arno S. Pearse, que viajou pelo Norte, para estudar as condições algodoeiras da

Evolução industrial do Brasil e outros ensaios - Página 484 - Thumb Visualização
Formato
Texto