Nas selvas dos vales do Mucuri e do Rio Doce

todas as camadas sociais o espírito do Evangelho num século dominado pela violência e pelo ódio.

Divinamente inspirado, acudindo às necessidades da sua época, fundou três ordens religiosas: a dos Frades Menores, (Primeira Ordem); das Senhoras Pobres, (Clarissas - Segunda Ordem); e a dos Irmãos da Penitência (Terceira Ordem).

A Primeira, a dos Frades Menores, é formada de três grandes famílias religiosas, que correspondem à tríplice forma de vida franciscana sucessiva e legitimamente introduzida, aprovada e vivida na Ordem Minorítica pelos filhos do seráfico patriarca, delineada em termos lapidares e solenemente sancionada pelo sapientíssimo Leão XIII.

As três famílias, que compõem a Primeira Ordem seráfica, são perfeitamente e em tudo iguais entre si, tendo a mesma origem, a mesma natureza, idênticos direitos e privilégios. Seus membros, pela natureza das coisas e da verdade histórica, conforme declaram as decisões pontifícias, particularmente as de Pio X, são igualmente Frades Menores "pari plemoque jure" e verdadeiros filhos do santo fundador, sem diferença e distinção alguma. Os três respectivos Ministros Gerais são "dignitate et potestate pares" e, para os respectivos súditos, legítimos sucessores do seráfico patriarca São Francisco. Em virtude de especial concessão do Santo Padre Leão X com a bula "Ite et vos", de 29 de maio de 1517, a primeira dessas três famílias, que formam a Ordem dos Frades Menores, é a que, com caracteres e sobrenome próprio, se ficou chamando Ordem dos Frades Menores, a segunda é a dos Frades Menores Conventuais e a terceira a do Frades Menores Capuchinhos.

* * *

Nas selvas dos vales do Mucuri e do Rio Doce - Página 45 - Thumb Visualização
Formato
Texto