A Ordem Franciscana surgiu no seio da Igreja providencialmente, como um grande e destemido exército a serviço da grande causa, na hora de maior necessidade.
Seu santo Fundador, que o Papa Inocêncio III viu em sonho escorar com os ombros a basílica de Latrão em ruína, era bem o homem de Deus, escolhido pela Providência para salvar a santa Igreja.
A história pronunciou já seu definitivo e irrevogável juízo acerca da obra de São Francisco, conhecido como sendo o maior reformador depois de Jesus Cristo.
São Francisco de Assis reformou a sociedade do seu tempo fazendo reviver o espírito do Evangelho através das três Ordens por ele fundadas.
OS CAPUCHINHOS
Este robusto e vigoroso ramo da grande árvore franciscana aparece numa hora sombria e prenhe de trágicas apreensões para a Igreja, justamente quando a Reforma Luterana desfraldava no seio da cristandade a bandeira da revolta.
Corria o ano de 1525. Mateus de Báscio - "o austero filho das montanhas umbras", no dizer de Pastor -, divinamente inspirado, desejoso de seguir uma vida mais perfeita, norteada pela observância rigorosa da Regra de São Francisco, iniciou dentro da Ordem uma reforma, vendo-se em breve cercado de outros companheiros animados pelos mesmos desejos de perfeição franciscana. (1) Nota do Autor
Esta nova tentativa de reforma, na qual tomaram parte religiosos franciscanos de reputação ilibada e de esmerada