CAPÍTULO II
OS FUNDADORES DE ITAMBACURI
I. Encontro providencial. - II. Aos pés de Pio IX - III. Rumo ao Brasil - IV. No Hospício do Morro do Castelo - V. Os protagonistas: Frei Serafim de Gorízia - VI. Frei Angelo de Sassoferrato.
I - Setenta anos decorridos, não se pode admitir que o encontro dos dois homens de Deus, Frei Serafim e Frei ,em Roma, no Colégio São Fidélis, fosse obra do acaso. A providência aproximou os dois futuros apóstolos do vale do Mucuri como elementos necessários da grande obra, para a qual era indispensável a cooperação de um e de outro, que, na diversidade do gênio, do talento e das aptidões, formavam, entretanto, um só coração e uma só alma animada pela mesma fé e pela mesma caridade.
Esta convicção torna-se cada vez mais firme no espírito do analisador; estudando a vida e a obra dos dois missionários, se nos afigura evidente que Deus, por meios diversos, guiou estes dois homens na terra brasileira.
Frei Serafim pediu aos superiores para ser incorporado aos missionários que iam partir para o Chile, e os superiores determinam seu embarque para o Brasil. Frei Angelo não tinha destino certo e aguardava que a vontade de Deus se manifestasse...
Frei Serafim, aos 43 anos, era um sacerdote experimentado; Frei Angelo, aos 27, não conhecia senão o silêncio e a paz do convento. Por isso, recordando o passado, costumava