Nas selvas dos vales do Mucuri e do Rio Doce

V - Nasce Frei Serafim em Gorízia, em 29 de maio de 1829, de pais ilustres e piedosos: Antônio Madon e Anna Maria Gomesck.

Na pia batismal, sinal de predestinação do futuro missionário, dão-lhe o nome do precursor de Jesus Cristo: João Batista.

Recebe educação carinhosa e esmerada, e, nesse ambiente sadio, a sua alma se abre como linda flor aos carinhos da luz e do calor, revelando, desde então, indícios certos de piedade. Desde os primeiros anos da sua infância manifesta possuir uma alma precocemente compassiva, tolerante e generosa. A virtude da docilidade e a da obediência enfloram-lhe a alma saturada dos exemplos dos pais e mestres, por ele assimilados sem grande esforço.

Não o atraem os folguedos próprios da sua idade, mas inclina-se para as coisas sérias e mostra-se precocemente refletido e sisudo.

Partilha com os companheiros, generosamente, os brinquedos e as dádivas que recebe.

Tudo na sua infância era prenúncio de porvir radioso, pois inteligência e coração marchavam por igual, assimilando este as lições morais e aquela as noções preliminares da ciência.

Aos vinte anos de idade completa os seus estudos, distinguindo-se particularmente nas ciências sociais e letras filosóficas e matemáticas.

Por essa ocasião vence difícil e disputado concurso para chefe de uma seção de contabilidade do ministério do império austro-húngaro.

Nesse lugar de destaque trava relações com o jovem imperador Francisco José, que vendo em João Batista Madon um moço de talento e caráter, nunca mais o perdeu de vista. E o próprio Frei Serafim, tão parco em falar de si, referindo-se a esse período de sua vida, contava que o imperador

Nas selvas dos vales do Mucuri e do Rio Doce - Página 68 - Thumb Visualização
Formato
Texto