Nas selvas dos vales do Mucuri e do Rio Doce

encantada pela figura veneranda do celebrante e do seu companheiro, no meio daquele ambiente feito de piedade e de recolhimento, presenciou um espetáculo inédito: uma branca pomba entra, capela a dentro, descreve em redor do altar largos círculos e, finalmente, em voo sereno, prendendo a atenção de todos os presentes, pairando alguns instantes sobre o celebrante, delicadamente vem pousar sobre a sua cabeça, com enorme maravilha e espanto da assistência e do próprio celebrante...

Foi acaso?

Embora acaso, não deixa de ser um episódio gentil e um feliz presságio.

Dias após estavam na terra que a Providência Divina lhes apontava: Filadélfia do Mucuri.

* * *

IV - Filadélfia, hoje Teófilo Otoni,(4) Nota do Autor era, então, um pequeno povoado, fundado há uns trinta anos atrás pelo grande e benemérito político mineiro Teófilo Benedito Otoni, cognominado "o último bandeirante"(5) Nota do Autor, que obtivera do Governo Imperial concessão para explorar uma estrada de rodagem de Minas Novas à Santa Clara do rio Mucuri, a fim de favorecer e dar maior incremento comercial a todo o nordeste de Minas.

Teófilo Otoni é, atualmente, uma linda cidade, cuja importância granjeou-lhe nas alterosas o título de "Princesa do Norte". Possui ruas bem traçadas e otimamente calçadas, belos prédios, espaçosas praças e jardins e, sobretudo, é centro de considerável movimento universal.



Nas selvas dos vales do Mucuri e do Rio Doce - Página 79 - Thumb Visualização
Formato
Texto