na sua primitiva unidade, sob a ação poderosamente articuladora da sua rede ferroviária.
Este desenvolvimento da circulação geral vai, por outro lado, fortalecendo nas populações estaduais o sentimento da possibilidade de uma ação mais eficaz e rápida do poder central sobre os núcleos de vida local em todo o país. O espírito federalista perde, assim, a sua melhor justificação.
Quer dizer que o majestoso edifício da nossa unidade política, que o Império não pôde assentar senão sobre uma base artificial, começa agora a assentar-se sobre as suas verdadeiras bases, que são as de uma circulação política, tanto quanto possível, eficiente e completa. Isto é, tudo parece demonstrar que estamos evoluindo para esta equação final: um maximum de base física + um maximum de circulação = um maximum de unidade política.
XXXV
Não é só o desenvolvimento dos nossos aparelhos de circulação geral que está preparando o nosso ambiente político para o prestígio crescente da União, para a crescente ascendência do poder federal sobre as unidades federadas. Outras circunstâncias influentes trabalham, nestes últimos tempos, igualmente no mesmo sentido.
Em primeiro lugar, há que contar a colaboração cada vez mais estreita do governo federal na vida econômica