excursões que vêm realizando, já há muitos anos, os prepararam convenientemente para isso. Realizei em companhia deles parte de minha viagem, havendo o Sr. Freyreiss me transmitido vários informes interessantes, pelos quais aqui lhe dou vivo testemunho de meu reconhecimento.
O Sr. Freyreiss comunicar-me-á ainda as observações sobre história-natural que for fazendo no prosseguimento de suas viagens, avaliando-se quanto me será agradável poder transmiti-las aos que amam tais investigações.
A presente narrativa deve, portanto, ser apenas considerada como a precursora de outras observações posteriores mais interessantes; novas minúcias e pesquisas adicionais suprirão as deficiências que ocorrem no decorrer desta obra.
Sei quanto é temerário aventurar-me eu a publicar tais observações, feitas durante uma viagem através duma parte da América do Sul, depois do aparecimento da obra do nosso ilustre compatriota Alexandre de Humboldt(5) Nota do Tradutor! Mas a boa vontade pode suprir a inferioridade dos meios, e, se bem que não tenhá a pretensão de apresentar algo de perfeito, ouso entretanto esperar que estudiosos da história natural, da geografia, dos hábitos e costumes de cada povo, encontrarão nas minhas informações contribuição não totalmente despida de importância para os interesses da ciência e da humanidade.