Viagem ao Brasil nos anos de 1815 a 1817

I

TRAVESSIA DA INGLATERRA AO RIO DE JANEIRO

O Brasil, para o qual, há alguns anos, grande número de viajantes têm convergido a atenção, apresenta a vantagem de estar separado da Europa por um mar dos mais calmos. Se bem que as tempestades sejam frequentes no imenso oceano, durante determinados meses, mormente nos equinócios, são entretanto menos perigosas nessas paragens do que nas próximas do Cabo da Boa Esperança, Cabo Horn etc.

Deixei Londres pela época em que comumente as tempestades perdem a sua maior violência(6) Nota do Tradutor; esperei, portanto, desfrutar uma travessia calma e agrádavel. O nosso navio, o "Janus", de 320 toneladas, saiu do Tâmisa por um belo tempo; e tivemos tanto maior confiança no provérbio dos marinheiros ingleses — "evening red and morning grey sign of a very fine day"(7) Nota do Tradutor, quanto, na tarde de nossa partida, o céu estava de uma cor vermelha magnífica. Uma brisa fresca e favorável nos fez chegar prontamente à embocadura do Tâmisa; mas, à noite, mudou, e foi preciso ancorar.

Os primeiros dias de viagem são geralmente empregados em fazer os arranjos a bordo e observar os objetos novos que nos cercam; por isso passam muito depressa. Ao raiar o segundo dia, tudo pressagiava uma feliz viagem. Navegávamos em companhia de muitas embarcações de todos os tamanhos, que as velas enfunadas faziam deslizar rápidas sobre a superfície das águas. Ao meio-dia, esses agradáveis presságios se dissiparam, o vento tornou-se contrário e fomos obrigados a bordejar. Passamos em frente de Margate, bonita cidadezinha, dobramos o cabo North Foreland, com suas falejas brancas e escarpadas, entramos na Mancha e, à tarde, ancoramos em Downs, em frente de Deal. Essa parte da costa inglesa é inteiramente desabrigada; nenhuma angra, nenhuma elevação, põem o navegante no abrigo das tempestades. Muitos navios estavam ancorados em frente de Deal; entre os maiores viam-se os da carreira das Índias e vários navios de guerra. Um navio de linha deu o sinal de recolher, transmitido aos outros por um tiro de espingarda. Os ventos contrários nos retiveram alguns dias nesse porto. O comandante aproveitou essa