parada para fazer provisão de carne fresca, verduras e alguns animais vivos. Ao cabo de alguns dias, o vento pareceu mais favorável, levantou-se âncora e dobrou-se o cabo South Foreland, juntamente com o brigue Albatross, comandado pelo capitão harrison. O vento, porém, tornou-se de novo tão contrário e o tempo tão mau que foi preciso regressar ao porto de Deal. Cresceu a fúria do vento; foi aumentado o número dos homens que faziam quarto durante a noite; o céu se cobriu cada vez mais e não mais se distinguia o cabo South Foreland, de que estávamos tão perto. Finalmente, a tempestade arrebentou em toda a sua fúria; arriaram-se as vergas ("yards") para aumentar a proteção contra o vento. Esse mau tempo se prolongou por alguns dias e não deu ao viajante, ainda desacostumado ao mar, uma idéa lisonjeira dos prazeres da vida de bordo. Uma tarde em que o vento pareceu mais favorável, um navio de guerra deu o sinal e todos os demais levantaram âncora. Mas, ao cair da noite, novo perigo nos ameaçou; os navios navegavam a tão pequena distância uns dos outros e se aproximavam tanto a todo instante, que foi preciso grande precaução para não abalroarem. Lá para a meia-noite, um grande navio veio em nossa direção a todo pano; a escuridão não o deixou ver, a não ser quando passou diante de nós, roçando-nos os bordos. O vento aumentava constantemente.
Ao raiar do dia a cena se modificou inteiramente. A atmosfera sem nuvens parecia serena e apenas velada por alguma neblina. Durante todo dia, porém, a tempestade aumentou sempre de violência. O nosso navio, inteiramente adernado, apenas se sustentava contra o vento com um pequeno número de velas; às dez horas da manhã, estávamos diante do farol de Dungeness. Todos os passageiros se sentiam mal. Um silêncio completo reinava no salão de bordo; só a interrompiam o sibilar do vento nas cordas e o assustador barulho das ondas, batendo de encontro ao navio. O comandante fez esforços em vão para prosseguir a sua rota, mas teve que ceder e voltar ao ancoradouro. Na volta, o vento nos favoreceu; percorremos em pouco tempo e com pouco pano a mesma distância que leváramos a noite inteira a percorrer. Um brigue que navegava conosco se viu constantemente coberto pelas vagas; o nosso navio, tendo maior altura acima das ondas, nos preservava em parte desse inconveniente. Chegamos à costa de Deal com tal violência que foi preciso arriar depressa a âncora para não sermos atirados sobre aquela, o que, porém, foi feito com muita dificuldade, pois o cabo correu com tanta rapidez que a força do atrito quase que inflamou a madeira; já ia saindo fumaça, mas evitou-se o incidente atirando-se água, e escapamos do perigo. Felizmente o nosso navio, que era muito bom e sólido, tinha cabos novos e excelentes maçames. O grande número de navios que encontramos no ancoradouro nos consolou de algum modo da perda de tempo que sofrêramos. Os grandes navios, todos eles, haviam amainado os