esses sons faltam por completo. A maioria dos vocábulos de algumas línguas tapuias é rica em vogais; as suas terminações se pronunciam em parte como em francês e em parte como em alemão.
Os exemplos que dou da língua dos botocudos são os mais numerosos, graças ao concurso de meu Queck; mas não pude obter dele informações satisfatórias sobre a estrutura mesma da língua. O viajante que deseja anotar os vocábulos dos idiomas de um povo deve mandar pronunciá-los por uma pessoa pertencente a esse povo; pois, se os recolhe de uma terceira pessoa pertencente a outra nação, escrevê-los-á inexatamente; é uma observação que a minha experiência me permitiu fazer. Os vocábulos botocudos que eu escrevia pela pronúncia dos portugueses eram incorretos, porque esses fazem sempre ouvir no fim das palavras um som que se aproxima do i; por exemplo, a palavra kerengcat, que em botocudo significa cabeça, é pronunciada sempre pelos portugueses do Brasil kerengcati (558)Nota do Autor , e um europeu a escreveria dessa forma. Eis, sem dúvida, porque se veem vocábulos da língua de um mesmo povo escritos de modo diverso pelos viajantes que publicaram seus vocabulários; essas variações devem ser naturalmente grandes em indivíduos de nações diferentes; concordam, entretanto, nas questões principais, e, sob esse ponto de vista, simples listas de vocábulos podem ser úteis para o sábio que se ocupa com o estudo das línguas.
É geralmente difícil fazer os selvagens repetirem várias vezes os nomes dos objetos, o que, no entanto, é absolutamente necessário para se representar com exatidão os sons bárbaros. Pensam que se pretende caçoar deles e, então, não há meio de induzi-los a fazer o que se deseja, ainda que lhes acene com as mais tentadoras promessas.
Poderia dar frases inteiras de algumas das línguas brasílicas, mas elas seriam menos autênticas que os simples vocábulos, a mesma expressão tendo às vezes várias significações; aliás, quando só se passou pouco tempo entre os índios, pode-se decifrar o sentido da frase, mas nunca o de seus diversos elementos.
1) VOCABULÁRIO DOS BOTOCUDOS
OBSERVAÇÕES. O som nasal é frequente na língua dos botocudos; esta não possui som gutural; abunda em vogais; casos há em que o som de algumas consoantes é muito confuso e não se distingue, o que o torna algumas vezes ininteligível, se bem que o seja menos que outras línguas tapuias. Algumas instruções são necessárias para a leitura das palavras dos vocabulários:
r só se pronuncia com a ponta da língua e nunca com a garganta; casos há em que essa letra tem o som de l;
g tanto no meio, como no começo é sempre lingual, no final é, porém, gutural.