encontradas perto da fazenda Cançanção, uma légua distante.
Daí voltamos pelo mesmo caminho, e, a 25 de março, depois de fatigante viagem, chegamos à Vila Nova da Rainha.
O deplorável estado em que encontramos os nossos animais de carga, diminuiu de muito o prazer que tivemos pelo bom êxito da empresa.
Depois de terem sido por muitos dias escassamente alimentados com a provisão de milho, acharam pastagem na Serra do Gado Bravo, onde havia chovido, porém, quer o capim novo (babugem), quer as ervas venenosas que nascem com ele, produziram efeito nocivo sobre os animais, já enfraquecidos por muitos trabalhos.
Quando os procuramos na serra, alguns estavam mortos e os restantes estavam tão doentes, que fomos obrigados a deixá-los sob os cuidados do arreeiro, a fim de tratá-los.
Serra do Gado Bravo
A Serra do Gado Bravo é uma montanha baixa de granito, coberta de espessas caatingas e de pastagens viçosas, nos vales irrigados.
Em muitos Iugares se encontra depósito de argila vermelha aurífera, mas, pela falta de água suficiente não prosseguiram as tentativas feitas para a lavagem do ouro. Despedimo-nos, com prazer, de Vila Nova da Rainha, onde observamos, aliada à pobreza dos habitantes, a devassidão, que é uma das consequências do isolamento onde a lei ainda não fez sentir os seus efeitos. Em quatro dias realizamos a viagem até Juazeiro.