Através da Bahia – excertos da obra Reise in Brasilien

INTRODUÇÃO

Dizer quem foi Carlos Frederico Philippe von Martius, entre os batalhadores da ciência e os que melhor e mais providamente a serviram, é cousa a que me não abalançarei aqui sem injúria a brasileiros, ainda aos da mais mediana cultura.

Von Martins que, por campo de suas notabilíssimas investigações científicas, elegeu o nosso Brasil, acabou amando-o tão profundamente, porque também tão a fundo o conheceu, como ninguém, que ao serviço inestimável que nos prestou, divulgando, encarecendo os tesouros da nossa natureza incomparável, quis, na previsão do nosso futuro nacional, traçar-nos a trajetória que a sua visão clara das cousas antevia.

Viajou largamente através do nosso país e o fez numa época (1817-1820) em que a terra virgem, em sua mór parte ainda não devassada pelo cultivador rude, oferecia ao viajante todos os encantos e galas da intacta natureza. O sábio profundamente se deixou impressionar dessa natureza sedutora e subiu ainda mais na escala dos afetos e de sincera simpatia por esta terra que ele tanto amou.

Von Martius, o botânico eminente, autor de um dos mais extraordinários monumentos de que a ciência se orgulha, tinha tão apurado o sentimento do justo e do honesto que, nos seus escritos, tudo respira simpatia, tudo é estudado e exposto com aquele respeito sincero, aquela medida de ponderação, que jamais degenera em