Através da Bahia – excertos da obra Reise in Brasilien

OPINIÕES A RESPEITO DESTE LIVRO

Através da Bahia e Através da ciência. — Entre von Martius e o Dr. Pirajá da Silva. — (Do Diário da Bahia, de 27 de setembro de 1916).

Já era tempo de uma reparação à tremenda injustiça do olvido. Um sábio baiano resgata, no carinho dessa ternura infinita do homem de ciência pelo gênio da ciência, a dívida imensa de gratidão da Bahia à memoria de Von Martius. Felizes os que podem sentir senão compreender esse gozo moral intenso, tanta vez comovente, em que a alma do sábio se refina, nos seus mais apurados extremecimentos, até a ficção do convívio íntimo dentre os que desaparecem, no culto do homem pelo homem, alongando-se através de todos os tempos e distâncias.

Von Martius merece esse culto e a ternura desse carinho.

Nenhum brasileiro pode recusá-lo ao arquiteto ousado dessa obra colossal que se chama a Flora Brasiliensis trabalho por certo estupendo, "assombrosa maravilha da mentalidade humana", na frase do Dr. Pirajá e com a qual, no dizer do eminente sábio baiano, o sábio bávaro erigiu monumento perene ao nosso país, "onde viveu por algum tempo e sempre encantado e fanatizado pelas grandiosidades do Brasil, por ele amado como sua segunda pátria”.