Através da Bahia – excertos da obra Reise in Brasilien

Pilão Arcado e Barra do Rio Grande; e, rio abaixo, até o porto da Vargem Redonda, num percurso de cerca de cincoenta léguas.

Aí começa o rio a romper uma cadeia de pedras calcáreas, por entre as quais continua a correr, cerca de doze léguas, muito estreito, impetuoso e profundo.



Cachoeira de Paulo Afonso

Forma diversas corredeiras e cachoeiras, entre as quais a mais vistosa é a Cachoeira de Paulo Afonso.

Sem dúvida, nesse percurso através da montanha, alguns lugares são navegáveis, porém, o rio só permite navegação ininterrupta da aldeia Canindé em diante, 30 e poucas léguas a oeste da Vila de Penedo, situada sete léguas da foz do rio, no oceano.

Entre Vargem Redonda e Canindé há uma picada por onde as cargas são transportadas em burros até o lugar do embarque.



Penedo e Canindé

A interrupção da navegação é tão prejudicial ao comércio que até agora só é feita propriamente entre Penedo e Canindé (navegação de baixo) e é completamente independente da que se faz na região superior do rio (navegação de cima).

Assim é que, as regiões situadas acima das cachoeiras recebem mantimentos, quase que exclusivamente, pela estrada da Vila de Cachoeira.