Cotegipe e seu tempo. 1ª fase: 1815-1867

s'en va avec l'homme. Talma meurt toút entier, Mirabeau a demi".

Em Cotegipe o orador morreu mais de metade.

Era ele naturalmente cético, mas quando cria; quando se animava a confiar e esperar não temia nem recuava, era capaz da bravura de quem, na luta, vai até ao sacrifício; e tinha a noção do sacrifício daqueles que, na defesa de uma atitude, de uma convicção ou de um amigo expõem-se a todas as agressões e a todas as consequências.

Estas disposições de intrepidez, junto à clarividência e à facilidade tribúnicia lhe davam convicção de superioridade e certeza da legitimidade do mando. Tinha assim como um dom natural a autoridade com que desde cedo se forrou e vestiu. E a usou com uma alta compreensão de progresso, um forte vigor pela ordem, um apaixonado desígnio de grandeza e superioridade nacionais.

Tal o homem que se deixara comprimir num decênio de inércia política.

Mas, como quem desde o berço se destinara à vida pública, um dia romperia todos os óbices e a ela retornaria, fatalmente.

A morte da esposa fizera-lhe o vácuo n'alma. E, ou nos engenhos ou na cidade, a solidão se povoava das lembranças de uma suave e amorosa convivência de sete anos — tão curta que fora pouco mais que uma lua de mel.

Tudo se combinava então para atirá-lo de novo ao mundo e à luta. Sua impulsão interior, contrariada

Cotegipe e seu tempo. 1ª fase: 1815-1867 - Página 718 - Thumb Visualização
Formato
Texto