Gente sem raça

III — Atavismos — Regressões — Estigmas - 74

1. O vezo da filiação de nossos males a causas remotas. Gilberto Freire, Azevedo Amaral, Oliveira Vianna, Euclides da Cunha. 2. A sucessão biológica. A personalidade social. Comportamento e mentalidade. Influência do meio na conformação da personalidade. A distinção entre o hereditário e o adquirido na formação da personalidade apresenta, em muitos casos, dificuldades insuperáveis. O exemplo dos gêmeos idênticos. Uma definição de atavismo. 4. Leviandades de Gilberto Freire, Azevedo Amaral e Paulo Prado.

IV — Os caracteres adquiridos não se transmitem hereditariamente - 83

1. Os fatores hereditários são impermeáveis às aquisições do soma. O homem pode melhorar ou piorar, sob a influência das impressões que o afetem durante a vida, mas essas accessões se extinguem com ele, não se transmitem aos descendentes — sejam elas boas ou más. 2. As teorias de Lamarck estão desacreditadas e a transmissibilidade dos caracteres adquiridos constitui uma tentativa para sua reabilitação científica. O sr. Gilberto Freire continua, apesar disso, lamarquista. As experiências de Pavlov e Mac Dougall são o falso ponto de apoio de sua fé. 3. Conclusões precipitadas. A reiteração do comportamento humano em estágios sucessivos explica-se pelo aproveitamento da tradição no esforço de adaptação a condições similares. A influência do meio. A função do meio na criação de hábitos sexuais. O sr. Gilberto Freire continua na berlinda... 4. A personalidade social do homem. Os males do brasileiro são transitórios e remediáveis. "O Brasil está nos cueiros." Dentro de cada um de nós o homem da cidade convive com o sertanejo.

V — Nossos males são humanos - 98

1. Nosso temperamento sexual. O exclusivismo amoroso. O ciúme, a subalternidade da mulher são consequências, no passado, da escassez da fêmea. 2. Se no passado os impulsos sexuais se exaltavam pela falta da mulher, hoje, mantêm sua tensão, como reação dos imperativos orgânicos à

Gente sem raça - Página 15 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra