intolerância da moral. 3. Fatores do sexualismo: o cromossômico e o endócrino. A lição de Gregório Marañon. 4. O caciquismo, o nepotismo, o filhotismo, o cabotinismo, que já existiam, ao tempo de Saint-Hilaire, perduram, ainda hoje, por força de condições propícias. Nítidos fenômenos de massa. 5. As massas são egoistas; não têm impulsos superiores, espontâneos. 0 comportamento delas está em função direta das injunções exteriores. O homem-massa e o homem seleto, segundo Ortega y Gasset.
VI — Não há no Brasil males incuráveis - 117
1. Maus hábitos da infância ainda nos perseguem. 2. Nossas decantadas inferioridades orgânicas são todas elas suscetíveis de cura. "Os males de cruzamento são males da fome e da miséria." 3. No âmago do complexo de inferioridade do brasileiro. As baboseiras raciais. A responsabilidade de nossos intelectuais na formação desse complexo. Os fans de Gobineau. Também o sr. Oliveira Vianna acredita na superioridade racial do ariano... 4. A mestiçagem com as raças de cor é mal remoto da Europa mediterrânea e atual, de todos os países americanos — a América do Norte, inclusive.
VII — As diversidades humanas e a raça - 126
1. As possibilidades genéticas da concepção são infinitas. Os indivíduos são todos diferentes entre eles. 2. A raça existe. Os contrastes entre os tipos raciais extremos. O reconhecimento do mestiço. 3. Origem histórica presumível das raças. A concepção corrente exposta por Vidal de la Blache. Símile contemporâneo da gênese das raças, que apresentam as famílias em que se repetem os casamentos consanguíneos. A dispersão das raças. As circunstâncias que presidiram a formação primitiva das raças não se reproduziram. Além dos obstáculos geográficos, os escrúpulos religiosos favoreceram as diferenciações. 4. Os cruzamentos em grande escala e as confusões raciais. Não existe raça pura. Raça e nação são conceitos diversos. O povo britânico não constitui uma raça. A heterogeneidade racial alemã confessada por seus próprios apóstolos: Hitler, em Minha Luta; Walter Darré, na Raça — Nova nobreza do sangue e do solo.