quem é capaz de agir com firmeza nos momentos precisos, para salvar a disciplina, a ordem e o princípio de autoridade. Em poucos dias de viagem, porém, o tal sargento ousado e indisciplinado, verificou que as suas presunções foram também derrotadas, embora houvesse ele realmente iniciado o movimento subversivo. Alguns dias depois do trágico embarque, o sargento empunhou o seu violão e correndo os dedos desdenhosamente pelas cordas do pinho... veio sentar-se ao lado direito do tenente Coutinho, dizendo-lhe como a um colega: "pode-se tocar aqui, à vontade, não é tenente?"
Parece incrível, mas tudo isto é a expressão da verdade. Estava o oficial à proa da embarcação e eu penso que ninguém terá inveja da corrida em acelerado que esse sargento houve por bem executar. Formado incontinenti todo o pessoal, foram lidas as novas ordens, ainda mais severas, do comandante desse insubordinado destacamento, entre as quais a do rebaixamento do inferior. A atitude decisiva do oficial transformou, porém, aquelas índoles pervertidas e esse mesmo contigente marchou, e trabalhou sob suas ordens, durante meses seguidos, vencendo mil dificuldades, arrostando intempéries e até deficiências de alimentação!
Diante deste quadro, eu me limito apenas a pedir, a todos os que procuram desmerecer os trabalhos da Comissão Rondon, que meditem um pouco sobre estas passagens.
Nos nossos acampamentos, conquanto o rigor inquebrantável com que defrontavam, eles também promoviam revoltas e várias vezes mancomunaram-se para se levantarem, com armas na mão, contra os oficiais e seu chefe.
De duas dessas revoltas, daremos alguns detalhes neste capítulo: uma do tempo do capitão Rondon, outra do tempo do coronel Rondon.